Home Economia Qual o significado de Self Storage e quando usá-lo?
Significado de Self Storage

Qual o significado de Self Storage e quando usá-lo?

by Daniel Eiro

O termo self storage vem da língua inglesa, e a sua tradução mais próxima para o português é: “auto armazenamento”. Se formos ver somente este termo de maneira avulsa, o seu significado soa um pouco estranho, talvez esse seja um dos motivos no qual o termo em inglês é o que acabou “pegando” aqui no Brasil.

Em linhas gerais, esse conceito simboliza o ato no qual a própria pessoa é a responsável pelo armazenamento de seus bens (algo semelhante ao que encontramos no conceito de self service dos restaurantes), as empresas de self storage alocam os espaços (no caso, os boxes) e somente o cliente que possui acesso ao local. Esse conceito é muito confundido com o serviço de guarda móveis, em um artigo anterior nós explicamos a diferença entre eles, principalmente em relação ao preço.

Agora que o conceito já foi explicado, vamos fazer uma análise sobre as vantagens e desvantagens deste serviço. Ao entrar nos sites das empresas de self storage, iremos rapidamente encontrar todas as vantagens desta solução, mas obviamente que as desvantagens não estarão lá, e como este é um conceito relativamente novo, você provavelmente não deve ter falado com alguém que ficou insatisfeito com essas empresas, por este motivo este será o foco maior deste artigo: Te ajudar a não cair nas tais “pegadinhas”.

Vantagens

A principal vantagem deste serviço está na segurança e privacidade dos bens. Como somente o cliente possui acesso ao box alugado, ele pode ter a segurança de que ninguém irá mexer em suas coisas. Além disto, muitas empresas possuem certificado de segurança, monitoramento 24h, e elas também são responsáveis pela limpeza, manutenção, dedetização, etc. Obviamente, todos estes serviços não são de graça, e os valores disso acabam refletindo no preço final do serviço. O que eventualmente pode ser opcional é a contratação de uma apólice de seguro para os bens (mas em algumas empresas, isso é obrigatório).

Desvantagens

Falaremos agora sobre as desvantagens deste tipo de serviço, que é o tipo de informação que você não encontrará tão facilmente ao fazer uma busca sobre self storage na internet.

  • Preço: O preço de um self storage pode se tornar uma “armadilha” que você irá encontrar ao usar este serviço. Não que este seja um serviço majoritariamente caro, mas os valores não são de fácil acesso para qualquer um, e você provavelmente terá que fazer uma série de orçamentos e também terá que compará-los.  Um detalhe importantíssimo está no preço promocional: muitas dessas empresas oferecem um preço muito mais baixo para clientes novos, por um curto período de tempo, e caso você precise renovar este serviço é bem possível que você não consiga mais este preço (o aumento chega a ser abusivo certas vezes), portanto, antes de contratar se informe muito bem sobre isso para não ter dores de cabeça depois.
  • Burocracia: Essas empresas costumam dizer que processo não é burocrático, o que é uma verdade se formos comparar com um aluguel de um imóvel, por exemplo. Para alugar um box num self storage você não vai precisar de um fiador, seguro fiança, comprovar renda, etc, mas saiba que você irá assinar um contrato, portanto, esteja ciente de que você encontrará um mínimo de burocracia por causa disso, principalmente se você for precisar cancelar este serviço – espera-se que nos próximos anos esse tipo de atividade seja cada vez mais digital.
  • Praticidade na logística: As empresas de self storage costumam se vender como a solução ideal para a logística de armazenamento de sua empresa, mas saiba que nem todas elas atendem a todos os requisitos necessários para o estoque. Alguns pontos precisam ser pensados antes de se contratar um self storage para guardar o seu estoque. O primeiro deles está na questão da periodicidade de entrega/retirada da mercadoria, algumas unidades possuem um horário de funcionamento limitado, logo você terá que se planejar para não correr o risco de precisar do serviço quando a unidade estiver fechada. Outra questão está na operação logística em si, lembre-se que o armazenamento é apenas um dos fatores da operação, você vai precisar separar, embalar e enviar os produtos para seus pontos de venda ou consumidor final, para estes últimos pontos o self storage não irá te fornecer nenhuma estrutura, conforme dito no início deste artigo, é o cliente que fica responsável por isso – majoritariamente falando. Portanto, veja se a economia na contratação do box irá compensar todos os custos adicionais que você irá ter para fazer as instalações logísticas necessárias.

Por fim, recomendamos que veja também no Reclame Aqui os tipos de problemas que os clientes enfrentam com as empresas de self storage. Nós da Wistor fizemos isso com algumas empresas, e as duas maiores reclamações que encontramos foram: 1) A questão do preço na renovação e 2) Problemas com cancelamento.

Ainda que com alguns “contras” é sensacional ver a modalidade de self storage/guarda móveis se expandindo pelo Brasil.

Related Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Leia Mais