Home Economia compartilhada Como funciona o estacionamento na Zona Azul em São Paulo?
Como funciona o estacionamento na Zona Azul em São Paulo?

Como funciona o estacionamento na Zona Azul em São Paulo?

by admin

Quase todo motorista da Capital Paulista já ouviu falar em Zona Azul. De fato, aqui vamos explicar todas as regras de estacionamento e a recente mudança na forma de pagamento, que aposentou o velho “Cartão Azul” por um sistema completamente digital chamado CAD (Cartão Azul Digital).

Sempre que em qualquer lugar da cidade você observar a inscrição “Obrigatório Cartão Azul”, como na figura abaixo, você precisa ficar atento ao que está descrito na placa para não levar uma multa por estacionamento irregular (5 pontos da carteira de habilitação e R$ 195,23) além de ter o veículo guinchado.

Cartão Azul

Regra Geral de utilização

Se no local que você for estacionar tiver a placa abaixo, você está em uma área sujeita à regra geral de utilização da Zona Azul.

Regra geral de utilização

Essa é a regra aplicada para a maioria das vagas disponíveis. Para estacionar em um local como esse utilize 1 CAD para 1 hora e 2 CADs para 2 horas.

Cabe ressaltar que só é permitido usar no máximo 2 CADs para permanecer estacionado na mesma vaga. Isso visa permitir a rotatividade do estacionamento. Se o veículo não for retirado da vaga após o término do período adquirido poderá ser considerado estacionado de forma irregular, ficando sujeito à aplicação das penalidades já descritas.

Essa Regra Geral é aplicada também nas vagas especiais reservadas para idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e veículos de fretamento.

Bolsão Caminhão

Os caminhões tem áreas reservadas especialmente para eles, sendo proibido o estacionamento de outros veículos nesses locais. A regra aqui é 1 CAD para 30 minutos e 2 CADs para 1 hora. Os locais que se destinam ao estacionamento de caminhões, caminhonetes e veículos mistos, têm sinalização pintada na rua e o modelo de placa abaixo:

Bolsa Caminhão

Se esse veículo for utilizar outras vagas da Zona Azul em São Paulo ou estacionar no Bolsão Caminhão da Rua Santa Rosa e da Rua Eurípedes Simões de Paula, o tempo de validade do CAD é o mesmo da Regra Geral (1 CAD para 1 hora e 2 CADs para 2 horas).

Áreas Especiais

Existem ainda algumas áreas com regras especiais que objetivam atender às diferentes necessidades dos usuários que frequentam algumas regiões da cidade com características específicas. Um exemplo disso são os Parques Ibirapuera e da Aclimação, que tem como usuários pessoas que praticam atividades de lazer e recreação e por conta disso tem o prazo de permanência estendido (1 CAD vale 2 horas e 2 CAD valem 4 horas). Na Praça Charles Miller (Estádio do Pacaembu) o prazo é ainda maior, podendo chegar a 6 horas (1 CAD vale 3 horas e 2 CAD valem 6 horas). No Mercado da Cantareira (Mercadão) a Zona Azul funciona todos os dias (inclusive aos domingos).

O detalhamento das áreas especiais está na própria placa de estacionamento do local. Abaixo seguem alguns exemplos:

Área especial

Caso precise consultar as áreas de Zona Azul, basta clicar aqui.

É sempre bom lembrar para não deixar objetos de valor dentro do veículo, haja vista que nem a Prefeitura nem a CET se responsabilizam por acidentes, danos, furtos ou prejuízos que os veículos ou seus proprietários possam vir a sofrer.

Zona Azul Digital e CAD

A partir de 05/12/2016 está em desuso o “Cartão Azul” físico, sendo válido somente o CAD – Cartão Azul Digital. A única alteração para o sistema anterior é a utilização de um sistema integrado e online para a aquisição dos cartões e verificação das validades. As regras de utilização permanecem as mesmas.

Para adquirir o CAD é necessário baixar um dos aplicativos disponíveis para utilizar a Zona Azul Digital. Você consegue verificar as empresas cadastradas pela CET clicando aqui.

É sempre necessário cadastrar login e senha, o que demanda a inserção de algumas informações pessoais, e um cartão de crédito, no qual serão debitados os valores referentes aos CADs utilizados. A vantagem do aplicativo é que é possível cadastrar vários carros e adicionar um CAD sem ir ao local estacionado.

Em alguns locais da cidade existem pontos de venda cadastrados, nos quais você pode comprar o Cartão Azul Digital sem a necessidade do aplicativo ou de um cartão de crédito.

Os agentes da CET utilizam um aplicativo próprio para fiscalizar os veículos estacionados. Eles digitam a placa do veículo no aplicativo que retorna se existe um CAD ativo para o mesmo naquele momento.

Já ouviu falar em estacionamento colaborativo?

Curtiu? Compartilhe este artigo com suas conexões.

Related Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Leia Mais