Home Armazém Entenda sobre a Gestão de Estoque e Armazenagem

Entenda sobre a Gestão de Estoque e Armazenagem

by admin

Gestão de Estoque e Armazenagem

Gestão de Estoque e Armazenagem

A definição de gestão de estoque incorre em uma série de procedimentos e tecnologias empregadas na administração do fluxo de produtos semiacabados e produtos acabados de um indústria, atacado, varejo físico e/ou e-commerce.


Entenda as tecnologias e procedimentos utilizados no trabalho de gestão de estoque

  • Os softwares de gestão de estoque – comumente chamados de WMS (Warehouse Management System);
  • Os paletes, estruturas de porta-paletes e empilhadeiras que ajudam na otimização do espaço físico do armazém;
  • As técnicas de endereçamento de mercadorias dentro do armazém;
  • Os sistemas e metodologias de armazenagem como o FIFO, LIFO, e FEFO;
  • Os leitores de mão, RFID, computadores e os hardwares em geral.

Já a principal função da gestão e controle de estoque é melhorar a eficiência do fluxo de mercadorias, isto é, disponibilizá-las no momento certo e nas condições adequadas às necessidades de abastecimento dos compradores, de forma que os custos da empresa sejam reduzidos e haja maior rentabilidade.

Veja quais são os tipos de armazenagem.

A gestão de estoques pode ser segregada de duas maneiras

Gestão de estoque no atacado: é o apoio logístico à comercialização de produtos em grandes quantidades por indústrias para distribuidores, supermercados e lojas;

Gestão de estoque no varejo: é o apoio logístico à venda de produtos em pequenas quantidades por supermercados e lojas ao consumidor final.

Além disso, a gestão de estoque e armazenagem inclui a administração dos estoques dos tipos cíclicos, em trânsito, especulativo, de segurança, Just in Time (JIT) e morto, subsidiados por todos os aspectos mencionados acima.

Por fim, sabendo o conceito da gestão de estoque, bem como sua função, algumas de suas tecnologias, procedimentos e tipos, por que não agregar a gestão tradicional de estoque e armazenagem ao disruptivo?

Veja aqui sobre a Logística Compartilhada para melhorar seu negócio.

O que queremos dizer?

Que a logística de armazenagem on demand (que engloba a logística compartilhada) permite que haja sinergia entre diversos armazéns junto aos varejos, indústrias, lojas virtuais, entre outros comércios, visando levar maior competitividade às empresas, com prazos e modelos de contratação mais simplificados e gestão de estoque por meio de uma plataforma tecnológica única, em um patamar super avançado e intuitivo. Algo como o “Airbnb dos Armazéns Logísticos”.

Contrate a Logística On Demand para o seu negócio e ganhe competitividade em suas operações de armazenagem e entrega. Solicite contato, sem compromisso.

Consulte-nos

Related Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Leia Mais