Home Armazém Logística Compartilhada para melhorar o seu negócio

Logística Compartilhada para melhorar o seu negócio

by Thiago Fogaça
Logística compartilhada

Logística compartilhada

Hoje vamos falar sobre Logística Compartilhada e como esse modelo de economia colaborativa pode auxiliar sua empresa a aumentar os lucros.

Quando falamos de Logística, estamos tratando principalmente de questões relacionadas a Transporte, Estoque e Armazenagem. Afinal, o objetivo da  cadeia logística é conectar os produtos de uma empresa ao seu consumidor final.

Veja: e-commerce pode lucrar com a economia compartilhada.

Os custos logísticos no Brasil são bastante elevados e podem afetar os resultados das empresas. Para se ter uma ideia esse custo representa 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, conforme informações da Confederação Nacional do Transporte. Nos EUA esse custo representa 7,8%, proporcionalmente bem abaixo do apurado no Brasil.

Com isso surge uma questão: é possível reduzir esses custos e aumentar o lucro das empresas?

Com a Logística Compartilhada é possível aumentar o aproveitamento dos recursos já disponíveis no país para reduzir os custos de quem necessita transportar e armazenar suas mercadorias.

Quando se trata de transporte, existem diversas empresas, principalmente Startups, que buscam conciliar as disponibilidades de transportadores com as necessidades das empresas. As possibilidades são bastante amplas, desde pessoas físicas com espaços disponíveis em seus automóveis, até transportadoras que estão fazendo viagens com a carga incompleta.

A flexibilidade dessas alternativas permite que as entregas sejam realizadas a um custo inferior aos métodos convencionais e ainda gera renda extra para quem se disponibiliza para realizar as entregas. Um bom exemplo desse modelo é a Truckpad, que conecta prestadores de frete (caminhoneiros) com quem precisa entregar mercadorias ao longo de municípios e estados.

Basicamente é possível completar a cubagem ociosa dos caminhões com mercadorias de empresas; outrora, muitas vezes esses caminhões voltavam vazios as suas origens após fazerem a entrega das mercadorias para destinos específicos.

Já quando se trata de Estoque e Armazenamento de mercadorias a questão é ainda mais complexa. Armazenar os produtos de maneira inadequada ou muito distante de seu público alvo pode encarecer suas entregas ou simplesmente deixar de atendê-lo. Nas grandes cidades, como São Paulo, o aluguel tradicional de espaços para armazenamento pode afetar o resultado das empresas, gerando ineficiência operacional.

O método convencional de armazenagem é bastante inflexível, pois não permite que as locações sejam realizadas apenas pelo espaço necessário. Normalmente as empresas precisam alugar um espaço maior do que o necessário, o que acrescenta custos adicionais ao processo.

A flexibilidade também é restrita quanto ao tempo necessário para locação. Em condições normais não é possível alugar um imóvel por um dia ou uma semana – percebe-se que em uma blackfriday, por exemplo, seria ótimo ter uma opção de estoque temporário devido ao pico sazonal -, os contratos normalmente são bastante longos, aumentando os preços de forma exorbitante.

Esses problemas podem ser resolvidos se empresas de armazenagem com espaços ociosos, os disponibilizarem para empresas que precisam armazenar mercadorias temporariamente. A Wistor indica plataformas que fazem exatamente isso, conecta empresas que possuem espaços sem utilização com aqueles que precisam de espaços para armazenagem.

Por meio dessas plataformas, quem possui o armazém o anuncia no site. Do outro lado, a empresa que precisa de espaço contrata apenas o que necessita e pelo tempo que precisar, tudo isso de maneira transparente, ágil e com o apoio dos consultores.

Esse modelo de Logística Compartilhada pode auxiliar as empresas reduzindo custos, para quem utiliza o serviço, ou aumentando as receitas, para que os fornece.

Solicite contato de uma plataforma e entre para a era da Logística On Demand

Solicite agora

Related Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Leia Mais