O fulfillment direto ao consumidor (D2C) cresceu durante a pandemia. Como resultado, mais marcas de consumo utilizam o D2C como um canal viável de vendas digital.
Embora ofereça inúmeros benefícios, as empresas precisam considerar os obstáculos da cadeia de suprimentos do D2C antes de sua implementação. Caso contrário, o canal poderá prejudicar a rentabilidade do negócio.
As melhores marcas diretas ao consumidor otimizam as cadeias de suprimentos para controlar custos e melhorar as experiências do cliente.
O fulfillment do D2C remove as dependências de varejo e reduz as taxas de reabastecimento. Desse modo, as marcas que utilizam D2C não dependem de pedidos de compra no varejo e não estão sujeitas a cancelamentos.
O canal cria experiências de consumo individuais e permite que as marcas criem fidelidade e aprendam mais sobre seus clientes.
De acordo com um estudo realizado pela Salesforce em 2019, 99% das marcas de bens de consumo líderes de mercado já estão investindo em estratégias D2C. Outro levantamento, realizado pela Bringg, revelou que 87% das indústrias consideram o D2C altamente relevante tanto para o produto, quanto para os consumidores. E quase metade delas (47%) está utilizando esse canal para aumentar seus lucros.
O fulfillment tem inúmeros benefícios, mas vem com vários obstáculos logísticos que as marcas devem superar para usá-lo de forma eficaz.
As principais marcas D2C otimizam as cadeias de suprimentos para atender aos centros de demanda. Eles constroem centros de fulfillment localizados em mercados críticos e reduzem os custos de transporte.
Reduzir a quilometragem é fundamental, pois 63% dos custos logísticos vêm do transporte. E as taxas de frete tem sido geralmente mais altas do que em 2021.
Ao otimizar o posicionamento do centro de fulfillment, ele reduz os tempos de trânsito last mile, o que acelera a entrega e reduz os custos.
O transporte last mile representa mais da metade do custo total de remessa em um negócio D2C, sendo a otimização das embalagens a oportunidade de redução de custo mais comum citada pelos líderes da cadeia de suprimentos.
66% dos consumidores dizem que o frete grátis é importante e 55% dizem o mesmo sobre o frete rápido.
Ano passado, os custos de manutenção de estoque dispararam e a capacidade diminuiu. As empresas compraram em excesso como resultado da explosão de demanda durante a pandemia. Assim que começaram a estocar, a inflação subiu e o consumo diminuiu. Isso fez com que as empresas tivessem muitos produtos que não estavam sendo movimentados tão rápido quanto em 2020 e 2021.
Como os operadores logísticos foram forçados a armazenar mercadorias de baixa rotatividade, a taxa de vacância industrial atingiu 2,9% – uma baixa recorde, enquanto os preços saltaram.
As marcas buscam a escassa capacidade de armazenamento e pagam preços recordes. As empresas precisam vender e movimentar mercadorias rapidamente, mantendo os níveis de estoque o mais baixo possível. O excesso de estoque consome as margens de lucro das marcas mais rapidamente do que nunca.
Previsão é difícil, e sempre será. Mas na era pós-pandêmica, isso só se tornou ainda mais difícil.
Antes da pandemia, o erro médio de previsão era de 50%. Mesmo com os sistemas de previsão e processamento de dados mais sofisticados, as empresas estavam erradas na metade do tempo.
No entanto, à medida que a Covid aumentava a volatilidade, as empresas, sem surpresa, pioravam em prever o que viria a seguir. Em 2020, o erro médio de previsão aumentou para 54% – dez vezes a taxa de variação do ano anterior.
Um dos maiores varejistas do mundo cancelou recentemente bilhões de pedidos para compensar os estoques inchados resultantes de previsões incorretas.
O D2C requer o estoque certo no lugar e hora certos para manter as promessas de entrega. As empresas líderes maximizam a flexibilidade da cadeia de suprimentos para atender às mudanças na demanda. Essa flexibilidade permite que elas mudem as previsões incorretas, que são comuns no setor.
Para oferecer D2C com eficiência, as empresas reavaliam suas redes de distribuição, adicionando centros de fulfillment para estoques de alta rotatividade mais próximos dos consumidores.
22% das organizações utilizam a otimização de armazéns como uma de suas três principais estratégias para controlar os custos de D2C. Esse número só crescerá à medida que o D2C for mais utilizado.
As marcas protegem as margens e oferecem frete grátis/rápido por meio de redes de fulfillment D2C otimizadas. Aqueles que o fazem podem esperar os benefícios do D2C sem aumentar os custos.
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A última modificação deste post foi em 25 de agosto de 2024
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