A sua condição de entrega pode perder ou ganhar uma venda. Por exemplo, grande parte dos brasileiros dizem que a entrega rápida dos produtos é considerada importante no momento de decisão de compra.
A Amazon nos EUA “subiu a régua” no que tange aos tempos de entrega, e promete subir aqui no Brasil, também. Mas nem todo varejista pode alcançar os patamares logísticos em que se encontra a Amazon. Na verdade, nem deveriam. Como um varejista online, há muitas outras maneiras de atrair e reter consumidores – muitas das quais incidem na gestão de estoque através da rede de cadeias logísticas de diversos fornecedores, para melhorar as condições de entrega do produto ao cliente final.
Sendo assim, abaixo, seguem 4 passos de como você pode melhorar a sua gestão de estoque e entrega do seu produto ao cliente final:
Dados nas pontas dos seus dedos: quantos itens em média você tem por pedido, quais são seus produtos mais populares e com a maior concentração de demanda? Identificar os insights chave sobre as preferências de seus clientes pode ajudar seus times a tomarem melhores decisões de como gerenciar melhor seu estoque e melhorar as condições de entrega, incluindo:
Nem todo item ou compra sai com entrega gratuita ou com entrega de dois dias – nem a Amazon oferta esses modelos para todos os seus produtos listados em seu marketplace. Entendendo quem são seus clientes e o que eles preferem é o primeiro passo em determinar o quanto se deve melhorar em suas experiências, e tudo isso está nos seus dados de clientes.
Para maior parte dos varejistas e marcas, melhorar suas condições de entrega significa reduzir a “última milha” de entrega expandindo e diversificando sua rede. Nem todos podem, ou deveriam, absorver o custo de transporte aéreo para a promessa de entregas mais rápidas.
Ao invés disso, você pode encurtar a “última milha de entrega” e ter vantagens com o transporte rodoviário por meio de mais armazéns em sua rede.
Saiba mais: logística compartilhada para melhorar o seu negócio
Métodos tradicionais para adquirir mais espaço de armazéns são caros e frequentemente requerem contratos de longo prazo. Novamente, nem todos os negócios querem investir em soluções de longo prazo que rendem pouca flexibilidade. Sendo assim, por que não dinamizar?
Administrar o estoque através de múltiplos locais requer uma visibilidade única através de sua rede. Estar hábil para visualizar em tempo real seus níveis de inventário e dados de pedidos, ajuda você a rastrear as SKU’s com alto desempenho e visualizar mudanças em ambos os estoques inbound e outbound conforme for ocorrendo. Porém, isso é só uma parte do todo.
Ter uma solução de fulfillment que garanta indicadores da operações nos armazéns, é um grande diferencial. Não fará diferença se você prometer entregas dos pedidos via modal rodoviário, em até 2 dias da compra, se o seu armazém não está entregando no tempo certo ou completando os pedidos com acurácia. Tenha certeza de estar identificando e rastreando os indicadores que garantem eficiência no armazém.
Também é crítico achar um fornecedor de solução que ajude a rastrear e otimizar as métricas de suas operações. Melhoria contínua é a chave, ambos para melhorar a experiência do cliente e para melhorar as margens de seu negócio.
Entregar com diversos transportadores permite que você compare taxas e níveis de serviços para escolher a melhor opção de acordo com sua necessidade. Você terá acesso a uma variedade de estimativas de entrega e custos que podem ser passados ao seu cliente.
Como um benefício agregado, você pode estreitar relações com outros transportadores no momento de negociar taxas, o que dá a você maior poder no processo como um todo.
Há muita coisa que você pode controlar, especialmente em épocas de sazonalidade e crescimento de demanda. Aqui vão algumas sugestões para ter em mente:
Lembre-se que “menos é mais”. Não complique as coisas. Torne-as mais simples focando em itens que realmente geram vendas. Invista dinheiro em comprar e estocar suas SKU’s chaves. E, sempre tenha o forecast de cada produto. Se você não se preocupar em definir uma meta, você não conseguirá avaliar com efetividade seus resultados, evitando ajustes imprescindíveis.
Ter visibilidade através de sua rede o(a) ajudará a gerenciar melhor seu estoque e responder mais rapidamente aos problemas que surgirem. Isso também ajudará a melhorar suas condições de entrega e ganhar clientes ainda mais rápido. Com as dicas acima, você estará no caminho certo.
Para contratar a solução flexível de estoque e entrega de pedidos de sua empresa, solicite um orçamento
A última modificação deste post foi em 20 de março de 2020
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