Armazém

Como gerenciar a sazonalidade na cadeia de suprimentos?

O fator “sazonalidade na cadeia de suprimentos” está presente em grande parte dos armazéns e empresas – em todo o Mundo –  que produzem e/ou comercializam produtos.

Em outras palavras, os armazéns logísticos trabalham com uma determinada capacidade de estocagem de produtos, que tende a ter maior taxa de ocupação em períodos específicos; em especial quando empresas de diversos setores precisam de espaço extra para estocar os pedidos resultantes de um acréscimo temporário na demanda por seus produtos.

Para que se tenha uma ideia, maior parte dos armazéns logísticos percebem um aumento entre 15% a 20% na ocupação de pallets nos meses próximos ao final do ano.

Nesse contexto, os gerentes de armazéns precisam contar com esse aumento de estoques por determinados meses a cada exercício fiscal, e recorrer a alternativas para armazenar as mercadorias durante os picos de demanda.

Sendo assim, elencamos abaixo 8 dicas para você que precisa lidar com o aumento sazonal da demanda pelos produtos distribuídos pela sua Empresa.

1. Utilizar a capacidade atual

Uma das opções é utilizar o espaço já disponível de estoques para gerenciar o volume adicional, o que geralmente leva a uma superlotação. Aparentemente, ter um armazém lotado de produtos pode parecer bom para o consumidor final.

Contudo, na prática, um armazém muito cheio pode trazer dificuldades de coleta e mobilização de produtos, bem como problemas de segurança (prateleiras acima da capacidade e espaços menores de manobra). Utilizar o próprio espaço traz economia, porém esta pode ser desperdiçada por meio da perda de eficiência e do aumento dos riscos inerentes às mercadorias.

Veja: 5 dicas de organização de armazém.

2. Adquirir mais espaço

Essa opção não é das melhores, haja vista que a época de demanda adicional irá acabar e o espaço adicional continuará lá, sem a utilização adequada. As empresas que consideram a aquisição de mais espaço não devem se basear na sazonalidade da venda de seus produtos, mas sim no aumento recorrente de vendas ao longo dos anos.

3. Alugar mais espaço

Usualmente armazéns de terceiros são as melhores soluções ao enfrentar aumentos de estoques de curto-prazo. Com isso as empresas podem pagar pelo espaço adicional apenas quando necessitam e evitando o custo adicional em períodos de demanda normal. É altamente recomendável que os gestores das empresas mantenham um bom relacionamento com os armazéns, para reservarem seus espaços com antecedência durante o período de sazonalidade.

4. Mão-de-obra do armazém

Um dos maiores custos de armazenagem é o da mão-de-obra, mas também pode ser uma grande vantagem competitiva.

A maior parte das indústrias que estão próximas ao consumidor final precisam aumentar seu quadro de funcionários nos últimos 6 meses do ano. Com isso, os operadores de armazéns e centros de distribuição têm poucas opções para manter suas operações eficientes.

5. Contratação direta

A contratação adicional de pessoal para atender as sazonalidades é a opção preferida das empresas que preferem manter todo seu quadro de funcionários “dentro de casa” e sob supervisão.

Contudo, anunciar as vagas, conduzir entrevistas e pré-seleção de candidatos, preparação da documentação, sistemas contábeis e ajustar o recolhimento de tributos gera um grande estresse em todas as funções da empresa.

Por conta disso, muitas empresas procuram fazer parcerias com empresas que fornecem mão-de-obra temporária para suprir essa demanda sazonal.

6. Agências de temporários

Agências de trabalhadores temporários podem fornecer mão-de-obra de curto prazo para armazéns e outras funções logísticas. Normalmente essas empresas contratam candidatos que possuem experiência adequada às necessidades dos clientes. Dessa forma, é esperado que a equipe tenha algum conhecimento em operação de armazéns.

No entanto, isso nem sempre acontece. Em alguns casos os gerentes têm que “pegar quem aparece” dessas agências temporárias, aumentando o desafio da gestão de pessoal com esse segmento de trabalhadores sem experiência.

Similar à questão do aumento do estoque, os trabalhadores temporários são geralmente a melhor resposta para a questão da sazonalidade. Entretanto, existe uma alternativa disponível para os armazéns que mescla as vantagens da contratação direta e da temporária.

7. Contratação de mão-de-obra especializada

Da mesma forma que existem empresas de software que vendem somente para bancos, existem empresas de temporários que servem exclusivamente a armazéns e centros de distribuição.

As melhores agências de pessoal para armazéns oferecem trabalhadores qualificados e experientes em conjunto com gerentes veteranos, que trabalham diretamente com a equipe para garantir que seu pessoal trabalhe diligente e eficientemente, superando as necessidades de seus clientes e entregando os produtos ao consumidor final de forma eficaz ao longo do período de sazonalidade.

As agências mais sofisticadas contam com tecnologia e relatórios automatizados entre suas vantagens, capturando dados de cada ponto de entrega e entregando relatórios com informações críticas para os gerentes de operações e financeiros.

Qualquer agência que tenha mão-de-obra confiável, gerentes altamente competentes e relatórios completamente transparentes é uma boa escolha para gerir a sazonalidade na cadeia de suprimentos.

8. Alugar vários espaços e seus serviços agregados

Com a Wistor Você encontra os espaços e serviços ideais para suas mercadorias, com total flexibilidade na contratação.

Uma plataforma altamente tecnológica, disponibiliza locais que passam por uma curadoria que garante excelente infraestrutura e localizações estratégicas.

De uma maneira inovadora, além da tecnologia para a busca de armazém para guardar mercadorias, a plataforma indica uma solução customizada para o seu negócio, permitindo que sua empresa contrate do espaço ideal para mercadorias, aos serviços de packingpicking  e transporte destas, em um modelo “on demand”.

Algumas vantagens elencadas pela plataforma:

1 – Contrata-se o espaço sob demanda, sem contratos mínimos de ocupação;

2 – Contrata-se o espaço pelo período que for necessário, sem contratos de longo prazo;

3 – Você pode contratar o espaço de mais de um armazém, isto é, a sua empresa pode localizar suas mercadorias de maneira pulverizada, aumentando eficiência na entrega, por estar mais próximo de seus consumidores;

A plataforma de logística on demand permite que os dados de inventário e transporte por meio de todos os armazéns, estejam consolidadas em uma única tela de dashboard.

Gostou da ideia? Inove com a Wistor.


Veja também: logística compartilhada para aumentar seus lucros.

A última modificação deste post foi em 8 de dezembro de 2023

Compartilhar

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Leia Mais