Geral

Custo de armazenagem: Veja como calcular

Em qualquer negócio é extremamente importante termos a visão de todos os custos que nele estão envolvidos, e para aqueles negócios que envolvam qualquer tipo de armazenagem de produtos, o custo de armazenagem é um importante componente a ser considerado.

Neste artigo iremos explorar quais são os fatores que englobam o cálculo deste custo, e também daremos uma dica de como reduzi-lo.

Custo do espaço físico

O primeiro fator que influencia no custo é o custo do espaço físico para armazenagem, algumas empresas podem fazer o armazenamento em seu próprio espaço, e outras podem alugar um espaço específico para isto (em um artigo anterior falamos exatamente sobre este assunto).

Para fazer este cálculo é importante não só considerar o aluguel do espaço (se necessário) como também os gastos com: IPTU (e demais impostos),  energia elétrica, água, segurança, etc. Se o espaço for alugado, muito provavelmente esse custo será um dos fatores que mais influenciarão no custo final de armazenagem.

Já pensou como ter custos variáveis ao invés de custos fixos e maior rentabilidade na sua operação de armazenagem logística?

Custo com mão de obra

Este segundo item irá depender muito do tamanho da operação de cada empresa, pois nem todas possuem uma operação logística grande o suficiente para justificar uma mão de obra específica para isto.

Caso exista uma equipe específica, o cálculo é muito mais fácil, pois o custo já será exclusivo, caso o contrário é preciso fazer uma estimativa de quanto tempo a operação de armazenagem dos produtos demanda para a equipe, e depois fazer o cálculo proporcional. Neste artigo falamos bastante sobre este tema, recomendamos que o leia.

A Wistor recomenda: curso de Gerenciamento de Custos pela Universidade Estácio, na Udemy.

Custos com equipamentos e materiais

O terceiro item também depende do tamanho da operação, há operações que demandarão compra (ou aluguel) de equipamentos para operar os produtos, como por exemplo:

  • Carrinho de carga, o mais simples custa em média R$ 100,00 (mas existem modelos muito mais complexos e caros, como é o caso dos carrinhos industriais).
  • Paletes, que são extremamente necessários para evitar avarias na mercadoria. Hoje em dia até existem paletes extremamente tecnológicos que possuem um chip que registra temperatura, localização e umidade, veja mais neste artigo da Forbes.
  • Racks, que são muito parecidos com prateleiras, mas os racks são estruturas preparadas especificamente para os armazéns, permitindo uma melhor movimentação da mercadoria.

Depreciação

É importante também considerar a depreciação não só da mercadoria como também dos equipamentos e materiais citados no item acima. Além disso, dependendo de como o armazém estiver organizado, podem haver avarias no  produto ao movimentá-lo dentro do armazém. Neste artigo falamos como organizar o seu armazém para evitar este tipo de problema.

Como calcular o custo de armazenagem

Tendo em vista todos esses fatores citados acima, é possível planilhar e identificar todos os custos envolvidos na operação de armazenagem. Caso você esteja procurando uma fórmula que irá traduzir tudo isto em um número, ela até existe e foi feita por Marco Aurélio Pereira Dias no livro “Administração de materiais“, não colocaremos ela aqui pois o conteúdo é muito denso, em uma rápida busca na internet você irá encontrar essa fórmula.

Como reduzir o custo de armazenagem

Para finalizar, traremos uma dica para que você possa reduzir este custo. Um dos fatores que abordamos foi o custo de aluguel do espaço físico para o armazenamento, em muitos casos a empresa sente a necessidade de possuir um espaço maior para seu estoque mas não consegue arcar com os custos de aluguel de um depósito, pois é necessário alugar o espaço inteiro (o que pode ser muito mais caro, considerando um cenário que a empresa não precisará de todo o espaço no início) e também tem a burocracia de ter um período mínimo de aluguel (muitas vezes, por anos).

E é justamente para resolver esses dois problemas que a Wistor recomenda uma plataforma de Dynamic Warehousing, onde o cliente aluga o tamanho do espaço que precisar, pelo período que precisar, com burocracia e com custos reduzidos.

Se interessou e quer economizar na armazenagem? Solicite um orçamento para uma solução de Dynamic Warehousing, sem compromisso.

Solicite agora

A última modificação deste post foi em 18 de março de 2020

Compartilhar

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Leia Mais