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Custo de armazenagem: Veja como calcular

Custo de armazenagem: Veja como calcular

by Daniel Eiro

Em qualquer negócio é extremamente importante termos a visão de todos os custos que nele estão envolvidos, e para aqueles negócios que envolvam qualquer tipo de armazenagem de produtos, o custo de armazenagem é um importante componente a ser considerado.

Neste artigo iremos explorar quais são os fatores que englobam o cálculo deste custo, e também daremos uma dica de como reduzi-lo.

Custo do espaço físico

O primeiro fator que influencia no custo é o custo do espaço físico para armazenagem, algumas empresas podem fazer o armazenamento em seu próprio espaço, e outras podem alugar um espaço específico para isto (em um artigo anterior falamos exatamente sobre este assunto).

Para fazer este cálculo é importante não só considerar o aluguel do espaço (se necessário) como também os gastos com: IPTU (e demais impostos),  energia elétrica, água, segurança, etc. Se o espaço for alugado, muito provavelmente esse custo será um dos fatores que mais influenciarão no custo final de armazenagem.

Já pensou como ter custos variáveis ao invés de custos fixos e maior rentabilidade na sua operação de armazenagem logística?

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Custo com mão de obra

Este segundo item irá depender muito do tamanho da operação de cada empresa, pois nem todas possuem uma operação logística grande o suficiente para justificar uma mão de obra específica para isto.

Caso exista uma equipe específica, o cálculo é muito mais fácil, pois o custo já será exclusivo, caso o contrário é preciso fazer uma estimativa de quanto tempo a operação de armazenagem dos produtos demanda para a equipe, e depois fazer o cálculo proporcional. Neste artigo falamos bastante sobre este tema, recomendamos que o leia.

A Wistor recomenda: curso de Gerenciamento de Custos pela Universidade Estácio, na Udemy.

Custos com equipamentos e materiais

O terceiro item também depende do tamanho da operação, há operações que demandarão compra (ou aluguel) de equipamentos para operar os produtos, como por exemplo:

  • Carrinho de carga, o mais simples custa em média R$ 100,00 (mas existem modelos muito mais complexos e caros, como é o caso dos carrinhos industriais).
  • Paletes, que são extremamente necessários para evitar avarias na mercadoria. Hoje em dia até existem paletes extremamente tecnológicos que possuem um chip que registra temperatura, localização e umidade, veja mais neste artigo da Forbes.
  • Racks, que são muito parecidos com prateleiras, mas os racks são estruturas preparadas especificamente para os armazéns, permitindo uma melhor movimentação da mercadoria.

Depreciação

É importante também considerar a depreciação não só da mercadoria como também dos equipamentos e materiais citados no item acima. Além disso, dependendo de como o armazém estiver organizado, podem haver avarias no  produto ao movimentá-lo dentro do armazém. Neste artigo falamos como organizar o seu armazém para evitar este tipo de problema.

Como calcular o custo de armazenagem

Tendo em vista todos esses fatores citados acima, é possível planilhar e identificar todos os custos envolvidos na operação de armazenagem. Caso você esteja procurando uma fórmula que irá traduzir tudo isto em um número, ela até existe e foi feita por Marco Aurélio Pereira Dias no livro “Administração de materiais“, não colocaremos ela aqui pois o conteúdo é muito denso, em uma rápida busca na internet você irá encontrar essa fórmula.

Como reduzir o custo de armazenagem

Para finalizar, traremos uma dica para que você possa reduzir este custo. Um dos fatores que abordamos foi o custo de aluguel do espaço físico para o armazenamento, em muitos casos a empresa sente a necessidade de possuir um espaço maior para seu estoque mas não consegue arcar com os custos de aluguel de um depósito, pois é necessário alugar o espaço inteiro (o que pode ser muito mais caro, considerando um cenário que a empresa não precisará de todo o espaço no início) e também tem a burocracia de ter um período mínimo de aluguel (muitas vezes, por anos).

E é justamente para resolver esses dois problemas que a Wistor recomenda uma plataforma de Dynamic Warehousing, onde o cliente aluga o tamanho do espaço que precisar, pelo período que precisar, com burocracia e com custos reduzidos.

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