Logística de Armazenagem

Logística On Demand: Veja como embarcadores podem se beneficiar do marketplace de armazéns logísticos

A ascensão dos mercados de armazéns logísticos representa um desenvolvimento positivo e está mudando a maneira como os operadores logísticos e armazéns gerais organizam os seus espaços ociosos para acomodar produtos em picos de demanda. Os líderes da cadeia de suprimentos podem usar essa pesquisa para aprender sobre o setor de marketplace de armazéns, que está em pleno desenvolvimento.

O que você precisa saber

Todas as empresas que possuem ou utilizam serviços de armazenagem, sejam fabricantes, varejistas, proprietários de marcas ou operadores logísticos, enfrentam vários desafios ao determinar suas estratégias de armazenamento.

Alguns veem uma expansão contínua de suas redes de distribuição como a abordagem ideal, enquanto outros buscam opções que não comprometam demais seus negócios que exigem capacidade extra de armazenamento.

Além disso, algumas organizações operam em ambientes com flutuações sazonais extremas na demanda. Em resposta a esses acontecimentos, o crescente setor de mercado de armazéns sob demanda está em forte crescimento, liderado por fornecedores como FLEXE, STORD, UPS, Ware2Go, o lançamento da oneVASTwarehouse por Wincanton e muitos outros, tal como a Flexsas, com presença no Brasil. O conceito permite que empresas com capacidade excedente de armazenagem, comercializem esses ativos sem ter que aliená-los.

Análises

A ascensão dos marketplaces de armazéns logísticos

Fonte: Gartner, 2019.

Setores de mercado em expansão, como e-commerce e entrega direta ao consumidor (D2C), estão gerando uma maior necessidade de flexibilidade em armazenagem e entrega, bem como expandindo as opções de distribuição e as suas redes de armazenamento.

Para reduzir os prazos de entrega, os varejistas e os fabricantes desejam posicionar os seus estoques o mais próximo possível do consumidor, sem os longos contratos de armazenamento que podem ser um obstáculo se a demanda oscilar. No entanto, a maioria dos fabricantes e varejistas não possui quantidades incontáveis de estruturas físicas ou recursos regionais para entregar produtos a milhares de clientes espalhados pelo país. O crescimento em certos setores do mercado, como o e-commerce, juntamente com o aumento das taxas de aluguel, está desempenhando um papel na mudança de armazenamento de grandes plantas logísticas centralizadas para instalações pulverizadas em diversos locais, em um esquema de contratação “on demand“.

Do aspecto econômico, os armazéns sob demanda normalmente permitem que os usuários substituam os custos fixos associados a um contrato de longo prazo por custos variáveis ​​de curto prazo, possibilitando uma cadeia de suprimentos mais ágil que pode aumentar e diminuir à medida que a demanda flutua.

Ao firmar contratos de custo variável de curto prazo usando armazéns sob demanda, os clientes devem ser diligentes quando se tratar de comparações de custos. As opções de armazenamento de curto prazo oferecem flexibilidade, contudo, esse modelo geralmente têm um preço por unidade de medida, mais alto do que os armazéns logísticos que operam com contratos de longo prazo, sem tanta flexibilidade.

A comunidade de investimentos apoiou as plataformas sob demanda em um tempo relativamente curto. Em abril, a Flowspace, com sede em Culver City, Califórnia, levantou US$ 12 milhões em financiamento de empreendimentos, além de uma rodada anterior de US$ 3,4 milhões. A FLEXE, com sede em Seattle, considerado um dos primeiros líderes do setor, levantou US$ 43 milhões em maio de 2019.

Uma pesquisa recente do Gartner indica que quase metade dos entrevistados se envolverá com parceiros com capacidade múltipla para atender às suas necessidades de D2C. Outros 10% estão considerando outras parcerias inovadoras, como a economia compartilhada, que pode incluir marketplaces de armazéns logísticos (veja a Figura abaixo).

Como os entrevistados atendem às necessidades do D2C

Fonte: Gartner, 2019.

As ofertas do marketplace de armazéns logístico evoluíram além das plataformas tecnológicas que combinam demanda e oferta. Além de serem certificados pelos padrões de qualidade do setor, como os e emitidos administrados pela ISO, muitos agora incluem serviços de valor agregado, como gerenciamento de estoque, atendimento de pedidos e tecnologia WMS básica baseada em nuvem.

Além disso, a capacidade de vender espaço ocioso de armazenamento sem a necessidade de configurar uma oferta de serviço independente ou a contratação de um agente logístico para comercializar o espaço em nome do cliente, é uma vantagem importante.

Alguns fornecedores do mercado de armazéns também oferecem serviços para armazéns “pop-up” ou centros de atendimento de curto prazo, que as empresas tendem a usar periodicamente para picos sazonais ou em resposta a eventos especiais ou lançamentos regionais de produtos. O uso de mercados de armazéns logísticos para gerenciar o espaço de armazenamento pop-up permite que os clientes padronizem o processo de implantação, mesmo que o local e o tamanho sejam diferentes.

O armazenamento sob demanda permite aos embarcadores acesso quase instantâneo ao espaço do armazenamento, quando e onde eles precisarem (consulte a Tabela abaixo). Por exemplo:

  • Uma grande cervejaria multinacional demandava uma solução que permitisse armazenagens em ocupações menores e com maior proximidade aos seus clientes (pontos de vendas) em regiões do nordeste ao sudeste do Brasil. Então a solução de dynamic warehousing ofertada pela Flexsas, permitiu o desenvolvimento de uma malha de armazéns que operam no conceito “pay-per-use”, localizados do litoral pernambucano ao interior do estado de São Paulo, permitindo que a cervejaria abasteça os pontos de venda sem ter que manter grandes estoques e com entregas mais rápidas.
  • Durante a temporada de furacões de 2018, a Ace Hardware usou o espaço do FLEXE para armazenar geradores e outros itens de ajuda em desastres. A medida ocorreu em resposta aos desafios envolvidos no fornecimento de suprimentos para regiões nos EUA, devastadas pelos furacões Harvey e Irma em 2017.
  • No Reino Unido, a cadeia de fast food KFC confiou na Stowga para encontrar instalações de substituição temporária depois que problemas na cadeia de suprimentos com outro fornecedor interromperam as entregas de suprimentos de frango para centenas de restaurantes. A Stowga ajudou a KFC a evitar problemas adicionais de suprimento, localizando oito armazéns que a KFC usava para itens não perecíveis até que os problemas da cadeia de suprimentos fossem resolvidos.
  • Quando os EUA anunciaram novas tarifas sobre as importações chinesas, um fornecedor chinês de painéis solares correu para enviar 248 contêineres de produtos para os EUA antes da data de vigência da tarifa. A STORD, com sede em Atlanta, ajudou a empresa a encontrar três locais na costa leste para abrigar os produtos.
  • O armazenamento sob demanda ajudou as empresas do Reino Unido a se prepararem para o Brexit, abrindo mais espaço de armazenamento. No entanto, as empresas  que operam no modelo de oferta de espaço “on demand” também estão sendo impactadas pela restrição de capacidade de armazenamento. Muitos grandes proprietários de armazéns particulares, como supermercados – que geralmente usam a Stowga para alugar sua capacidade ociosa de armazenamento – removeram seus espaços extras da plataforma. Em outubro de 2018, cerca de 600.000 posições palete saíram do mercado, o equivalente a 12 campos de futebol.

Marketplaces de Armazéns Logísticos

Fonte: Gartner, 2019.

Alguns fornecedores de armazenamento sob demanda relatam que os clientes estão se afastando totalmente do espaço alugado tradicionalmente e atendendo 100% de suas necessidades de armazenamento nas plataformas sob demanda.

Resta saber quando ou se “players” tradicionais como K+N, DHL e XPO, por exemplo, entrarão na arena competitiva da logística de armazenamento sob demanda, pois devem enxergar benefícios para seus clientes e para seus próprios armazéns.

Ainda assim, NFI, DHL e Kenco estão participando da oferta de serviços MonarchFX, disponibilizando seus ativos para esta. A UPS e a Wincanton já criaram suas próprias plataformas.

Além de encontrar espaço no depósito, trabalhar com os mercados de armazenagem alivia outro grande problema para os embarcadores que estão lidando com a escassez de mão-de-obra. A Warehousing criou quase 70.000 empregos no ano passado, e a empresa de logística ProLogistix diz que há uma alta demanda por trabalhadores nos principais centros, à medida que as vendas online aumentam.

O armazenamento sob demanda também traz uma vantagem de sustentabilidade. As empresas que buscam diminuir seu papel na emissão de dióxido de carbono podem eliminar rotas de transporte desnecessárias, deslocando o inventário para locais ideais, com base nos requisitos do consumidor.

A combinação de serviços de valor agregado, como embalagens e kits, também pode diminuir o espaço ocupado pelas empresas. O armazenamento sob demanda permite que as empresas maximizem o uso de armazéns próprios e alugados com espaços disponíveis em vários locais. No futuro, isso poderá minimizar a necessidade de novas construções, concentrando-se em utilizar ou consumir melhor o espaço que já está disponível. No entanto, o rápido crescimento do e-commerce provavelmente exigirá construções adicionais de armazéns, pensando em capacidade de armazenagem e entregas mais rápidas.

Veja: e-commerce pode lucrar mais com economia compartilhada.

Recomendações

Os líderes da cadeia de suprimentos com foco na estratégia e operações de logística devem

Testar a estratégia de mercado de armazenamento sob demanda analisando seus recursos em um ambiente de mercado seguro ou de baixo risco.

Aderir ao uso de armazenagem dinâmica para complementar a estratégia geral de armazenamento da sua empresa em todas as regiões em que distribuem seus produtos.

Aproveitar as ofertas do mercado para encontrar clientes com excesso de espaço no armazém em toda a sua rede.

Agora que você viu o potencial da logística on demand, por que não levar mais flexibilidade e escalabilidade para seu negócio?

Orçamento já!

Este post foi adaptado do artigo do Gartner, publicado em 4 de junho de 2019 – ID G00389001.

A última modificação deste post foi em 7 de fevereiro de 2020

Compartilhar

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Leia Mais