Estoque

Vale a pena manter seu estoque terceirizado?

Vale a pena manter seu estoque terceirizado?

Já pensou em deixar seu estoque terceirizado, ou seja, em um espaço que não seja da sua empresa?

A gestão dos estoques sempre foi um dos maiores problemas das empresas que trabalham com a venda de mercadorias. As dificuldades envolvidas no registro adequado do inventário, nas movimentações e nos momentos certos de reposição possuem vasta literatura que ajuda os administradores a gerirem melhor os itens do estoque.

No entanto, o problema não é apenas administrativo. Os estoques cada vez mais se apresentam como um problema de espaço físico, principalmente em grandes cidades onde o preço do m² é altíssimo. Além disso, qualquer espaço adicional implica em aumento de outros gastos como: IPTU, água e energia elétrica. Dessa forma, utilizar o espaço da empresa para guardar alguns itens pode resultar no aumento das despesas (e redução dos lucros). Neste artigo, abordamos como que você poderá calcular o seu custo de estoque.

Mas será que é vantajoso alugar um espaço fora da empresa e deixar o seu estoque terceirizado?

A resposta é um sonoro Sim!!!

Uma das principais vantagens da utilização do espaço de um terceiro é a flexibilidade. Não é necessário manter um espaço de armazenamento durante o ano todo, sendo possível utilizar apenas o espaço que precisa e quando precisa. Isso reduz consideravelmente os custos de quem sofre com sazonalidade na venda de seus produtos.

Outra vantagem de ter o estoque terceirizado, é manter ele mais próximo de onde será utilizado (nem sempre próximo ao local da empresa). Com isso os fretes são reduzidos, tornando mais fácil e menos custosa a entrega dos produtos.

Além disso, manter o estoque na própria empresa pode demandar a adequação do espaço para abrigar os itens que o compõe. Encontrar um espaço que já esteja pronto para receber esses itens pode reduzir consideravelmente os investimentos que a empresa precisa realizar.

E quanto ao arquivo morto da empresa, também vale a pena?

Claro que Sim!

Muitas empresas sofrem com o arquivo morto, que muitas vezes precisa ser mantido por algum tempo antes de ser descartado e acaba ocupando um espaço precioso para a empresa. Manter esses arquivos em um espaço barato e seguro traz economia e aumenta a eficiência da empresa.

É por esses e outros motivos que muitas empresas deixando seu estoque terceirizado para guardar sua mercadoria e arquivo morto. É mais barato e mantém na empresa apenas o necessário para o bom andamento dos negócios. Isso é administrar de forma inteligente! Inclusive, muitas lojas virtuais já começam a sua operação desta forma.

E falando em lojas virtuais (ou e-commerce), a prática de terceirizar o estoque já é muito comum entre elas, havendo, inclusive, duas modalidades famosas de terceirização: Cross Docking e Drop Shipping. A seguir, iremos explicar resumidamente cada uma delas.

Cross Docking

O conceito de Cross Docking baseia-se na rápida circulação da mercadoria. Ele funciona da seguinte forma: assim que o pedido é feito na loja virtual, este é levado direto para um centro de distribuição, e de lá ele é enviado ao cliente. Ou seja, toda a preparação do pedido é feito diretamente no Centro de Distribuição, diminuindo a necessidade de ter um espaço destinado ao estoque. Para que este modelo funcione, é fundamental que a integração entre os sistemas do Centro de Distribuição e a plataforma de e-commerce funcione muito bem, além de ter uma equipe muito bem treinada para lidar com essas movimentações de mercadoria, o que não seria necessário caso a loja tivesse um espaço próprio para estocar seus produtos.

Drop Shipping

O conceito de Drop Shipping é ainda mais agressivo que o anterior, neste caso o produto é enviado diretamente pelo fornecedor. Ou seja, neste caso a loja atua como se fosse uma revendedora do produto. Em um primeiro momento, essa modalidade parece ser muito mais simples e rápida do que a anterior, entretanto, há alguns pontos a ressaltar:

O primeiro deles é que o fornecedor precisa estar apto para tal tipo de operação, e assim como no Cross Docking, a integração entre os sistemas é fundamental.

E o segundo ponto é a de que muito provavelmente a margem de lucro do produto será muito menor, uma vez que o fornecedor irá arcar com uma boa parte do custo logístico, e o lojista irá acabar comprando de um a um, não conseguindo os descontos por comprar a mercadoria em atacado.

Dessa forma, a margem invariavelmente será menor, mas ainda assim o lojista poderá sair ganhando, considerando as reduções de custo que ele irá ter.

Está precisando de espaço para guardar seu estoque de maneira dinâmica e com custo reduzido?

Solicite contato e entre para a era da Logística On Demand

Solicitar orçamento

A última modificação deste post foi em 24 de janeiro de 2020

Compartilhar

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Leia Mais