Qual é o custo do fulfillment no Brasil?

A Wistor já abordou o tema fulfillment em diversos artigos. Sabe-se que esta modalidade de logística que é fortemente associada ao e-commerce, está cada vez mais popular no Brasil.

Receber, armazenar, separar, empacotar, etiquetar, expedir e transportar encomendas ao consumidor não é uma tarefa trivial e, ao mesmo tempo, se executada de maneira organizada e sofisticada, pode levar ganhos substanciais aos lojistas virtuais que optarem por um fulfillment de qualidade.

Não somente ter que entender o processo e vantagens do fulfillment do e-commerce, é importante saber o “qual é o custo do fulfillment”, pois somente eficiência e tecnologia não são pilares únicos que direcionam a decisão de empresas com presença virtual a utilizarem esses serviços. Vale lembrar que, o fulfillment pode ser operado pelo próprio vendedor do e-commerce, no entanto, todos os benchmarks que a Wistor passará aqui, considera um viés de terceirização onde, vemos como uma ótima escolha para a sua empresa, que terá tempo e criatividade em trabalhar com marketing e vendas, e deixar a operação de armazenagem e preparação do pedido do e-commerce com quem é perito no assunto.

Quer saber como funciona e quanto custa o mercado envios full?

Vamos às referências…

Drivers de Precificação do Fulfillment

Na experiência de engajamento da Wistor com seus parceiros logísticos, observamos os seguintes “drivers de precificação”, isto é, quais são as variáveis que os operadores logísticos utilizam para precificar os seus serviços de fulfillment.

O que é um Operador Logístico e como contratar um

Os itens abaixo compõem todo o ciclo do fulfillment de uma encomenda comprada via canal virtual, seja este uma plataforma própria de e-commerce ou um marketplace como Mercado Livre, B2W, entre outros.

TECNOLOGIA

  • Setup tecnológico: cobrado uma única vez por alguns operadores logísticos para viabilizar integrações, entre outros recursos tecnológicos.
  • Software SaaS: cobrado via mensalidade por alguns operadores logísticos para a utilização de um software de gestão de armazém (WMS). Nem todos os operadores logísticos cobram essa taxa.

OPERAÇÃO

  • Recebimento: por item, caixa/pacote, quilograma, metro cúbico (m³) ou pallet recebido.
  • Armazenagem: por posição pallet, mas também há casos de precificação por quilograma, e armazenado.
  • Picking (separação): por SKU, item, caixa/pacote, , quilograma ou pedido separado.
  • Packing (empacotamento): por SKU, item, caixa/pacote, , quilograma ou pedido embalado.
  • Impressão de Documentos: por impressão ou por pedido.
  • Embalagem: por material, gramatura e dimensão.
  • Expedição: por caixa/pacote, ou pedido expedido.
  • Transporte: por caixa/pacote, quilograma¹ ou pedido transportado.
  • Seguro sobre a mercadoria armazenada: ad valorem (%) sobre o valor da mercadoria armazenada ou taxa fixa com teto de cobertura.
  • Seguro sobre a mercadoria transportada: ad valorem (%) e GRIS (%) sobre o valor da mercadoria transportada ou taxa fixa com teto de cobertura.
  • Pedido preparado: por pedido expedido².

ATENDIMENTO

  • CRM (atendimento ao cliente): apesar de incidir raramente, o driver de atendimento é cobrado por alguns operadores logísticos via mensalidade para atendimento ao cliente, geralmente com associação a um customer success manager dedicado, que por sua vez acompanha o ciclo do pedido do e-commerce, atualizações e insights relevantes para o lojista virtual – esse custo costuma ocorrer em operações mais robustas.

Deve-se frisar que, alguns operadores logísticos, a depender do escopo do projeto de fulfillment ou de maneira permanente, realizam a precificação dos serviços de acordo com uma taxa fixa sobre o faturamento do lojista (notas fiscais de vendas expedidas). Em geral, esse tipo de proposta envolve um faturamento mínimo mensal para que o operador logístico se resguarde em caso de baixo giro de estoque por parte do lojista virtual ou, cobra-se a armazenagem separadamente da taxa sobre o valor dos pedidos expedidos.

¹ para efeito de transporte, utiliza-se o peso, origem e destino da encomenda. Além disso há o que chamamos de fator de cubagem, que trata-se de um cálculo que mede o peso cubado da encomenda (resultando em um peso que envolve dimensões da embalagem vezes o fator ex.: 300 kg/m³) onde, se o fator de cubagem for maior que o peso real da encomenda, cobra-se pelo que for maior.

² deve-se ressaltar que, alguns operadores de fulfillment vendem os serviços por pedido expedido, isto é, representa o custo por pedido na ponta, envolvendo todos os processos acima, exceto transporte. A atenção para essa modalidade “simples” de precificação é que há algumas observações, bem como número mínimo de pedidos exigido e algumas outras premissas tais como valor da nota fiscal de vendas, dimensões da embalagem, peso do produto, tipo do produto, tempo do produto em estoque, entre outros fatores.

Média do Custo do Fulfillment – Brasil

De fato, devido à vasta gama de drivers de precificação e premissas, torna-se relativa à análise de quanto custa um pedido pronto para entrega, em média. Ainda assim, a Wistor tem trabalhado com parceiros logísticos em todo o Brasil, o que nos concede alguns benchmarks de custo de preparação do pedido (sem considerar transporte e custos inerentes ao marketing e vendas dos produtos).

Vamos expor a média do custo de um pedido preparado para entrega, considerando parceiro logísticos com os quais trabalhamos na região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Cada um deles possui um racional de precificação, então simulamos o custo considerando alguns padrões de produto, entre outros fatores como ticket médio do pedido, ocupação de espaço no armazém e utilização de tecnologia.

Nesse contexto, os valores a seguir consideram uma média geral em termos de fulfillment para produtos como cosméticos, vestuário, pequenos itens de decoração e eletrônicos. Também estamos considerando uma média de 300 pedidos expedidos/mês, 2 itens por pedido, com um valor de estoque pico que não exceda R$ 50.000,00. Na média, os únicos itens dos drivers de precificação que não estamos considerando é o fornecimento de embalagens, transporte, setup da plataforma tecnológica e CRM.

  • Menor custo por pedido de vendas no fulfillment: R$ 4,50.
  • Maior custo por pedido de vendas no fulfillment: R$ 19,50.
  • Custo médio por pedido de vendas no fulfillment: R$ 13,00.

A Wistor faz questão de enfatizar que, tratar o custo do fulfillment como algo tabelado/padrão, não faz sentido. Tudo dependerá de dimensão, peso, giro e valor da mercadoria, entre outras variáveis do escopo da operação. Ainda, reforçamos, o “barato pode sair caro”, então duvide quando o custo for baixo demais se comparado com outros provedores logísticos para produtos de alto valor agregado e com diversos aspectos técnicos envolvidos para efeitos operacionais.

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A última modificação deste post foi em 11 de agosto de 2024

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