O que é fulfillment?
O fulfillment refere-se a todo o processo desde a venda, até a experiência pós-venda ao cliente. Abrange todos os aspectos essenciais do ciclo de preparação do pedido do e-commerce, como recebimento no armazém logístico, processamento e entrega.
Vamos examinar mais de perto as etapas do fulfillment para saber mais sobre o seu funcionamento completo.
Etapas envolvidas no fulfillment
1. Gestão de estoque
É um processo contínuo que funciona simultaneamente com a armazenagem e você pode elencá-la como uma das mais importantes. Para nós, o gerenciamento de estoque vem em primeiro lugar porque você precisa ter uma boa ideia de seu estoque antes de começar a processar qualquer pedido. Um estoque atualizado com SKUs marcados para cada produto é inegociável.
Auditorias regulares devem ser realizadas para garantir sua correta implementação. Implante um Sistema de Gerenciamento de Estoque (WMS) para melhor gerenciamento de seus produtos. Adicione SKUs e compare-os com seus produtos para evitar qualquer confusão. Além disso, verifique se os itens estão em bom estado, se forem encontrados com defeito, trate a logística reversa e providencie a reposição adequada.
2. Armazenagem
O gerenciamento de estoque também inclui a armazenagem de estoque. Esta etapa é uma das mais importantes, pois determina a velocidade de suas operações de fulfillment. Se não for feito de maneira adequada, você pode perder tempo procurando produtos que podem atrasar o processamento. Além disso, você também pode perder o estoque se não armazená-lo corretamente. Portanto, organize seu estoque em posições pallet, prateleiras e caixas adequadas, juntamente com as etiquetas corretas para evitar aborrecimentos durante a separação. Otimize seu espaço de armazenagem para acomodar todos os itens.
5 dicas de organização de armazém
3. Recebendo os pedidos
Esta etapa é executada paralelamente ao gerenciamento de estoque. Você pode aceitar pedidos manualmente ou integrar seu carrinho ou marketplace com o software para buscar pedidos diretamente de sua loja. Depois de definir suas preferências para o recebimento de solicitações, comece classificando-as por datas de entrega. Por exemplo, se uma pessoa escolheu a entrega em um dia, mantenha esses pedidos em alta prioridade. Envie ao seu cliente um e-mail confirmando o recebimento do pedido e a estimativa de entrega, se aplicável. Se você não puder fornecer uma data de entrega fixa, forneça um prazo de quando eles podem esperar a entrega de seu pedido.
4. Picking (separação)
A coleta constitui a varredura em seu depósito e a localização do produto solicitado pelo cliente. Este pedido pode incluir um produto de um local ou diversos produtos de locais distintos de seu depósito. Novamente, uma separação descomplicada só é possível com um depósito classificado. Se a sua empresa recebe muitos pedidos, contrate pessoal dedicado para a logística do armazém. Essa medida o ajudará a acelerar seu processo de fulfillment e também a economizar custos ao agilizar o procedimento.
Além disso, um dos melhores métodos de separação de pedidos é a separação em lote, em que vários pedidos são agrupados em lotes menores – normalmente incluindo de 10 a 20 pedidos. Aumenta a eficiência nas múltiplas dobras do armazém.
5. Packing (empacotamento)
Esta é a etapa que envolve o empacotamento do pedido, bem como etiquetagem com nota fiscal e etiqueta de transporte, além de processos de romaneio da carga e expedição.
A embalagem é uma parte essencial da cadeia de suprimentos, pois é uma representação tangível da sua marca. Portanto, você precisa se concentrar nos diferentes tipos de embalagem e no que funciona melhor para o seu negócio. Você pode investir em uma embalagem robusta, mas simples, se achar que a embalagem não é seu foco principal, ou pode optar por uma embalagem personalizada, se for viável financeiramente. Em qualquer caso, certifique-se de que seu pacote esteja adequadamente embalado, rotulado e que atenda aos padrões estabelecidos por empresas de transporte. A embalagem deve ser capaz de suportar o atrito causado pelo transporte.
6. Envio
Sem frete, não há cliente. Portanto, é o componente mais vital de seu processo de fulfillment de pedidos. Certifique-se de estudar bem a estratégia de entregas da sua empresa antes de contratar qualquer transportadora de encomendas. Como o envio determina a impressão final de sua marca/produto na mente de seus clientes, tente fornecer a eles uma experiência perfeita. Dê a eles várias opções de frete, como entrega grátis e prazos diferenciados de acordo com a tarifa. Além disso, certifique-se de contratar uma transportadora ou gateway de fretes que alcance todo o Brasil.
7. Devolução de pedido
A cadeia de fulfillment, em um cenário ideal, termina na entrega do produto. Mas com a mudança dos tempos, os pedidos de devolução são algo intrínsecos à logística. Com o aumento da concorrência, os pedidos de devolução são inevitáveis. Portanto, lidar com as devoluções com eficácia, é o que conta. Sendo assim, opte por um método que possa ajudá-lo(a) a automatizar os pedidos de devolução. Dessa forma, você entende melhor e melhora continuamente o processo de logística reversa, e reduz custos desnecessários na tramitação de devolução.
Avaliar as taxas de devolução das transportadoras de encomendas deve estar mandatoriamente no seu plano de negócios. Tente desenvolver estatísticas de quais os motivos das devoluções (pedidos errados, avaria no produto, produto mal apresentável, entre outros) para poder intervir da melhor maneira na cadeia como um todo.
Desafios do fulfillment
Estoque esgotado
Há chances de você ficar sem estoque ao realizar operações de fulfillment. Portanto, é obrigatório ter sistemas sofisticados de gerenciamento de estoque para notificá-lo(a) sobre a aproximação de um esgotamento de estoque. Além disso, ter um olhar analítico para o histórico de vendas, lhe ajudará a definir estoques mínimos de acordo com a curva de saída por SKU.
Distribuição Perfeita
Se você não tiver uma rede de distribuição forte, não será capaz de gerenciar a entrega perfeita. Portanto, procure operadores logísticos (3PL) ou 4 PL, que podem simplificar o processo de fulfillment para o seu negócio, fornecendo uma distribuição de logística pulverizada e interconectada.
Como elaborar uma estratégia bem-sucedida de fulfillment?
Pode ser complicado traçar uma estratégia que leve em conta com sucesso todos esses processos. Você precisa estar ciente de todos os aspectos de sua cadeia de suprimentos e, em seguida, contorná-los para fornecer uma experiência superior e competitiva ao seu cliente.
Aqui estão algumas dicas para começar a esboçar uma estratégia de fulfillment que pode ajudá-lo(a) a entregar produtos no prazo e também melhorar a satisfação do cliente.
Mantenha o controle regular do estoque
Pode ser extremamente desanimador para os clientes quando descobrirem que o produto pedido está fora de estoque. Ou o cliente nunca mais comprará em sua loja ou atacará nas redes sociais para expressar sua frustração. De qualquer maneira, sua empresa sofrerá. Ocorrências como essas tornam imperativo agilizar seu processo de fulfillment para entregar pedidos rapidamente a seus clientes.
O estoque é a área mais crítica quando se trata de fulfillment. Toda a sua cadeia depende disso. Portanto, você precisa se concentrar em seu inventário. Coloque em prática um sistema de gerenciamento de estoque que pode ajudá-lo(a) a obter contagens de ciclo em tempo real para que você esteja sempre ciente quando um produto está indisponível.
Sem gerenciamento de estoque em tempo real, você não pode manter seu depósito organizado ou preciso. Integre seu canal de vendas ao sistema de gerenciamento de estoque para manter-se atualizado(a) e evitar problemas básicos.
Opte por formação de Kit
O kit de produtos pode ser extremamente útil para reduzir o tempo de processamento, bem como os custos de execução. Kit de produto se refere a um processo em que itens diferentes, mas relacionados, são agrupados, embalados e fornecidos juntos como um SKU.
A formação de KIT tem muitas vantagens. Você pode melhorar a produtividade e reduzir os custos de mão de obra armazenando produtos em kits separados. Você também pode reduzir o estoque e melhorar o fluxo de caixa.
Automatize seu armazém
A tecnologia assumiu todos os aspectos da cadeia de fulfillment. Seu armazém não deve ser deixado para trás. Você deve adotar um sistema de armazém inteligente capaz de gerenciar seu estoque, processos de separação, empacotamento, expedição e entrega, além de toda a integração com o ecossistema (e-commerces, marketplaces, ERPs, gateways de frete, entre outros).
Você pode escolher automatizar seu armazém com tecnologias que incluem identificação RFID e internet das coisas (IoT), por exemplo.
Depois de colocar em uso um sistema de gerenciamento de armazém adequado, você pode reduzir erros manuais e processar pedidos com muito mais rapidez.
Manter uma cadeia de suprimentos transparente
Com a visibilidade completa da cadeia de suprimentos, você pode obter informações valiosas sobre o seu processo e melhorar as áreas que não estão apresentando um bom desempenho. Depois de começar a monitorar cada etapa da cadeia de suprimentos, você aprenderá sobre as áreas que deixam a desejar e poderá atuar no otimização delas.
Por exemplo, gerenciar a alocação de produtos no estoque, separação e conferência de SKUs de maneira manual, poderá levar a atrasos no ciclo de preparação do pedido, o que levantará uma alerta para uma potencial automação do processo.
Portanto, é necessário rastrear continuamente sua cadeia de suprimentos e coletar dados.
Considerações finais
É essencial que o seu processo de fulfillment seja executado sem gargalos, a fim de entregar produtos com acurácia, rapidez e sem complicações para seus clientes. Lembre-se das etapas e formule uma estratégia que funcione bem para o seu negócio. Lembre-se de que você deverá sempre inovar para se adequar às tendências.
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