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Logística para e-commerce

Logística para e-commerce: entenda o necessário

by admin

A LOGÍSTICA PARA E-COMMERCE

Pensar em logística para e-commerce é um desafio para muitos empreendedores no Brasil. É fundamental que se tenha um ótimo planejamento e atenção à cada etapa do processo. Uma boa logística no e-commerce reflete diretamente no sucesso do seu negócio virtual.

Controlar estoque, calcular frete, gerenciar o trânsito da mercadoria, entre outros. São muitas etapas e, por isso, o tema gera dúvidas. Quais são os princípios que envolvem a logística no comércio eletrônico e quais as melhores estratégias para a boa gestão do negócio? Vamos nessa…

Qual a importância da logística no e-commerce?

A logística é parte essencial de qualquer comércio e em uma loja online não é diferente. A importância da logística para e-commerce está na preocupação com organização e com o crescimento do negócio.

Somente com um planejamento logístico eficiente, o empreendedor consegue ter uma loja estruturada, capaz de cumprir os prazos, e com capacidade de retenção dos clientes.

Veja algumas vantagens de investir em uma logística de entrega para e-commerce:

  • controlar o valor do frete.
  • controlar o estoque.
  • prever o prazo de entrega.
  • prover um bom atendimento ao cliente.

Wistor - Logística e-commerce Flexsas

Como ter uma logística no e-commerce, eficiente?

Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem.

Nesse cenário, separamos algumas dicas para lhe ajudar a ter o total controle da logística integrada aos seus canais de vendas virtuais.

1. Estruture o fluxo logístico do e-commerce

Para ter sucesso em uma loja virtual, é importante cuidar do processo de recebimento, armazenagem, expedição e entrega de mercadorias.

Atrelado a isso, está o estudo das tendências do mercado, assim como das vendas realizadas pela empresa. O resultado dessas informações vai permitir escolher o que é mais vantajoso para o fluxo logístico da empresa, como a demanda, os níveis ideais de estoque e o trânsito da mercadoria.

2. Controle o estoque

Além gerar benefícios à logística no e-commerce, um controle de estoque eficiente colabora na rentabilidade do negócio. Afinal, esse processo de gestão permite ter um conhecimento real dos itens estocados e dos investimentos necessários.

Uma dica para manter o estoque sempre organizado é armazenar os produtos de categorias similares próximos uns dos outros. Isso permitirá fazer uma verificação visual dos itens, incluindo os produtos sem giro.

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Além disso, você pode utilizar um software apropriado para fazer gestão de estoque e entrega. Com ele, você conseguirá verificar informações precisas sobre os produtos da sua empresa e o transporte de mercadorias, podendo obter informações precisas para a tomada de decisão.

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3. Escolha uma boa transportadora

Definir com quais transportadoras o negócio vai operar é uma das melhores práticas para evitar problemas logísticos. Muitas empresas preferem terceirizar a operação, porque transportadoras, em geral, têm um serviço mais especializado, com maior experiência nas etapas de coleta e entrega de mercadorias.

Na hora da escolha, é importante estar atento(a) às premissa operacionais que as empresas oferecem, assim como os serviços prestados e as normas para a entrega de cargas, além das tarifas a automação, de fato.

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4. Avalie usar operadores terceirizados de Fulfillment

Se trabalhar somente com transportadoras não estiver dando certo, avalie operar com o fulfillment de um operador logístico especializado em logística para e-commerce.

De forma resumida, o Fulfillment se responsabiliza por preparar os itens a serem enviados, incluindo armazenamento em depósitos, separação e embalagem, impressão de nota fiscal de vendas e emissão de etiquetas de transporte até o cliente final.

O serviço de fulfillment é uma ótima saída para os pequenos e médios empreendedores. Marketplaces como o Mercado Livre e os Correios disponibilizam uma grande estrutura em logística, servindo como armazenagem, onde os clientes fazem a gestão online do estoque, com toda a responsabilidade de embalagem, preparo, até a entrega para o consumidor.

Além do fulfillment dos marketplaces, há plataformas especializadas em fulfillment de maneira automatizada, escalável e agnóstica ao canal de vendas (Ex.: Mercado Livre e Amazon obrigam o vendedor a utilizarem seus canais de vendas para que usufruam de suas logísticas de fulfillment), tal como a Flexsas, que conecta armazéns logísticos profissionais a vendedores de e-commerce, promovendo sofisticação, padronização e agilidade (manuseio rápido do pedido, e entregas mais rápidas e baratas) no fulfillment para todo o Brasil.

5. Faça monitoramento dos produtos enviados

O rastreamento de mercadorias pode ser um grande diferencial para a sua loja online. Isso porque o monitoramento beneficia tanto o comprador quanto o próprio e-commerce – ambas as partes podem conferir se está tudo certo com a mercadoria que está sendo preparada para entrega.

Importante: é de sua responsabilidade, como lojista virtual, fazer com que o produto chegue ao seu local de destino de maneira adequada e de acordo com o prometido em sua plataforma de venda. Além disso, com um serviço bem prestado, o  seu consumidor ficará satisfeito e poderá se tornar fiel (recorrência de compras) ao seu negócio.

6. Defina prazos realistas

Não é novidade que o prazo de entrega é um dos pilares mais importantes de uma boa gestão logística. Afinal, o cliente pode ficar insatisfeito ao notar que sua mercadoria não chegou no dia previsto, podendo recorrer aos prazos de entrega dos grandes marketplaces.

Então, promova datas de entrega realistas.

Uma dica para evitar atrasos e outros problemas de gestão logística, é utilizar gateways de transportadoras que automatizam e facilitam a contratação do frete, observando sempre as suas premissas comerciais.

7. Tenha uma logística reversa

A logística reversa é outro ponto que o empreendedor deve se atentar ao fazer a logística no e-commerce. Ela está ligada à troca ou devolução de mercadorias adquiridas pelo comprador.

Adotar esse processo no e-commerce é uma excelente oportunidade para:

  • Gerar vantagem competitiva.
  • Reter clientes.

Além de atender os problemas dos clientes, a troca e devolução de mercadorias são direitos previstos em lei no Código de Defesa do Consumidor. Portanto, é essencial pensar em cada etapa desse processo.

8. Defina uma política de frete inteligente

O cliente pode encher o carrinho e abandonar a compra se o frete for proporcionalmente caro. Por isso, deve haver um planejamento com equilíbrio para os consumidores e para os e-commerces de uma forma vantajosa e inteligente, sem prejudicar os resultados da loja virtual.

Algumas saídas podem solucionar essa dificuldade, como a disponibilização de frete grátis em determinadas situações. Há muitas formas de oferecer esse diferencial:

  • Em campanhas sazonais.
  • Para membros de um programa de fidelidade.
  • A partir de determinado valor.
  • Taxa anual e frete grátis.
  • Apenas dentro de um perímetro.

Apesar de absorver parte do custo de entrega, o ticket médio de pedidos pode aumentar e compensar a diferença no frete. É claro que você não deve sair oferecendo a gratuidade por aí – é importante analisar a margem de produtos e mapear as regiões viáveis.

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9. Não tenha medo de fazer uma “queima” de estoque

É bastante comum ficar com produtos “encalhados” no estoque, principalmente em algumas épocas do ano. O excesso de itens no inventário pode causar um prejuízo para a empresa, já que as mercadorias não vendidas acabam tomando espaço no armazém.

Então, promova liquidações sempre que identificar que seu estoque não está girando. Para isso, é importante ficar de olho no calendário e indicadores de giro de estoque, e, claro, preparar uma promoção eficiente.

10. Use os dados a seu favor

A melhor forma de ter uma logística para e-commerce inteligente é contar com o apoio de dados. São os dados que vão ajudar a entender o tipo de entrega que faz mais sentido para o seu cliente e o que tem mais saída no seu estoque, por exemplo.

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Ter todas as informações centralizadas em um sistema de cadeia de suprimentos, lhe ajudará a otimizar os processos, inclusive o estoque e o transporte de mercadorias.

Quem é a Flexsas e como esta solução está revolucionando o mercado logístico?

Como tornar a logística para e-commerce mais fácil?

Já que sabe das melhores práticas para operar com um e-commerce eficiente e gerenciável, conheça a Flexsas, que se posiciona como um 4PL, em outras palavras, trata-se de uma plataforma altamente integrada e escalável para a logística do seu e-commerce. A plataforma Flexsas se conecta aos seus canais de vendas a operações de armazéns logísticos e transportadoras por todo o Brasil, permitindo a pulverização de seu estoque e viabilizando entregas mais rápidas e baratas para o seu e-commerce. Tudo isso pago sob demanda e com o apoio fenomenal dos especialistas da plataforma!

Torne a logística do seu e-commerce mais eficiente e competitiva com a Flexsas.

Logística para e-Commerce, já!

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