Estacionar carros em cidades populosas nos dias de hoje, tem sido uma tarefa cada vez menos prazerosa. Parte dessa “dolorosa” incumbência, ocorre devido à disponibilidade de vagas de estacionamentos sucumbida à construção de prédios comerciais e residenciais no lugar dos terrenos que outrora eram ocupados com veículos, além da crise de estacionamentos que ocorreu nos últimos anos em metrópoles como São Paulo.
No que tange à crise, percebe-se o aumento da concorrência das vagas da zona azul disponibilizada pela prefeitura municipal da capital paulista, bem como os novos hábitos de mobilidade dos cidadãos paulistanos, tal como a utilização de aplicativos como Uber e bicicletas como meio de transporte, veja mais.
Ainda que com o número de vagas de estacionamentos reduzindo e, o aumento de alternativas como vagas de zona azul, o número de veículos circulantes é muito expressivo – o estado de São Paulo concentra mais de um terço da frota de veículos do Brasil -, e o cidadão ainda sofre com a falta de locais seguros, livres de intempérie, com preços competitivos e próximo ao seu local de moradia ou trabalho.
Nesse contexto, a Wistor elaborou uma comparação entre estacionamentos tradicionais presentes em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro e a solução de estacionamento colaborativo que disponibilizamos, permitindo que quem tenha garagem ociosa, a anuncie para que pessoas estacionem seus veículos por períodos e preços combinados por meio pelo grupo da Wistor.
Sendo assim, vamos aos comparativos.
O preço por hora de uma vaga de estacionamento em São Paulo capital, oscila entre 10 e 19 reais. Já para 12 horas de estacionamento, oscila entre 15 e 68 reais. Já no Rio de Janeiro, a mensalidade de um estacionamento pode custar entre 230 e 506 reais.
De fato há bastante opções de estacionamento em capitais, no entanto, parte das opções estão sujeitas ao desaparecimento devido a preferência do local para incorporações imobiliárias, o que minimiza a quantidade de estacionamentos disponíveis e, consequentemente, reduzirá o número de opções para o cliente que quer estacionar em locais de melhor infraestrutura, a preços proporcionalmente acessíveis e próximos a suas moradas e/ou escritórios.
Os estacionamentos de maneira geral, deveriam possuir seguro. Ainda assim, avarias nos veículos passam despercebidas, e em alguns casos, há um litígio que ocupa tempo e dinheiro dos clientes ao conflitarem com as empresas de estacionamento.
Um detalhe importante é que mais da metade dos estacionamentos em São Paulo, são irregulares.
Na rede da Wistor, o Storager (possuidor e anunciante da garagem ociosa), é quem define o preço da vaga. Nossa experiência é que os preços das diárias (quando o Storager permitir esta opção), oscila entre 5 e 10 reais, e as mensalidades, entre 150 e 300 reais.
Em um contexto de consumo colaborativo, a Wistor permite o aproveitamento de recursos já existentes para o funcionamento de sua rede, tal como o caso de vagas ociosas de garagens. Isto é, garagens residenciais, condomínios cujo estatuto permita o estacionamento de veículos de terceiros, entre outros espaços elegíveis a estacionar um carro, pode ser uma vaga para a Wistor, o que traz um alto potencial em termos de capilaridade e opções de vagas para veículos – de uma bike a um carro de grande porte.
Em geral as vagas de veículos são individuais, o que minimiza o risco com relação a avarias entre carros de diferentes Wishers (clientes que buscam vagas para estacionar seus veículos). Outro ponto é que a circulação de pessoas na garagem é inferior a de um estacionamento tradicional.
O mundo colaborativo permite que as relações entre pessoas sejam, além de prazerosas, economicamente atrativas. Entre para o mundo colaborativo e surpreenda-se.
Agora solicite a entrada no grupo da Wistor no facebook e entre para a era de compartilhamento de espaços.
A última modificação deste post foi em 24 de janeiro de 2020
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Leia Mais