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4 Segredos de Supply Chain voltados à Satisfação do Consumidor

by admin
4 Segredos de Supply Chain voltados à Satisfação do Consumidor

4 Segredos de Supply Chain voltados à Satisfação do Consumidor

“Qualquer cadeia de suprimentos é tão forte quanto seu elo mais fraco. Uma empresa pode mover um produto da China para os Estados Unidos, liberá-lo pela alfândega, movê-lo para um centro de distribuição e entregá-lo em tempo recorde. Mas se ela não entrega o produto aos consumidores com rapidez suficiente, eles não ficarão felizes e a cadeia de suprimentos terá sido falha”. – Inbound Logistics Magazine

O sucesso do varejo depende da satisfação do cliente, por isso faz sentido que o sucesso da cadeia de suprimentos também esteja estritamente ligado à experiência do cliente.

Aqui vão quatro estratégias da cadeia de suprimentos centradas no cliente, que ajudarão a impulsionar as vendas de seu negócio.

1. Melhorar a entrega no prazo

Os clientes “querem o que querem” e querem rápido e, pontualmente. Nada prova isso mais do que o anúncio da Amazon de entrega no mesmo dia (same day delivery).

A lealdade do cliente baseia-se na confiança. Uma entrega perdida pode comprometer essa confiança e custar ao seu negócio, a perda de um cliente para sempre. Além disso, adquirir novos clientes é muito mais caro do que manter os existentes. Quando se trata de sua promessa de entrega, é vital cumpri-la, bem como as expectativas que você definiu com seus clientes para construir e manter a confiança e incentivar negócios recorrentes. Seguem cinco maneiras pelas quais as empresas estão melhorando a entrega pontual de pedidos e cumprindo de maneira consistente as promessas de entrega aos seus clientes:

  • Diversificação nas opções de entrega
  • Gerenciamento proativo do pedido
  • Compartilhamento de previsão de capacidade com transportadoras
  • Gerenciamento de seleção da transportadora
  • Agendamento online de entrega

2. Use a tecnologia para melhorar a visibilidade e rastrear o estoque

A tecnologia é importante para automatizar as atividades do armazém logístico e, finalmente, atender às necessidades dos consumidores atuais. Os sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) oferecem benefícios além da automação. Um WMS acelera os processos e torna o armazém logístico menos propenso a erros. E, reduzir erros no processo de armazenagem é essencial para a satisfação do cliente.

Sem uma visão geral da sua cadeia de suprimentos, torna-se quase impossível implantar estratégias focadas no cliente, tal como a reposição de estoque just-in-time. Quando as janelas de entrega são apertadas, mesmo pequenos erros de cálculo podem gerar consequências importantes no nível de serviço.

Há vários anos, o tempo entre fazer um pedido online e receber a entrega, era uma caixa preta para os consumidores. Agora, os holofotes estão voltados a visibilidade do status do pedido. Os sistemas de rastreamento de pedidos combinados ao seu WMS criam transparência e melhoram a satisfação do cliente, além de fornecerem dados importantes para as empresas. Os clientes não apenas conseguem ter a visibilidade de quando os itens foram pedidos e despachados, como também podem rastrear todo o ciclo do pedido de maneira online.

3. Aumente a velocidade de entrega com atendimento sob demanda

Os clientes vencedores do comércio eletrônico começam com uma excelente experiência em produtos e usuários, mas são fortalecidos por sua promessa de entrega. Muitas vezes, isso significa entrega rápida e de baixo custo, o que exige, em última análise, aproximar seu produto dos clientes finais. Os varejistas que não têm capital para inserir novos centros de distribuição estão recorrendo ao atendimento sob demanda como uma maneira de aumentar sua cadeia de fornecimento e escala, sem aquisições caras. O atendimento sob demanda permite que as empresas localizem armazéns logísticos quando e onde forem necessários, para que as empresas possam expandir mais facilmente as suas operações, sem investimentos significativos em ativos e contratos arcaicos com operadores logísticos.

Veja: o mercado disruptivo em transporte e logística de armazenagem

Seja em épocas de pico, promoções temporárias, entrada em um novo mercado ou operações em andamento, o atendimento sob demanda ajuda as empresas a aumentarem e ampliarem suas redes de distribuição. Ao fazer isso, os armazéns logísticos são colocados mais próximos dos consumidores finais, reduzindo a última milha (last mile) de transporte e melhorando a satisfação do cliente com prazos de entrega mais curtos.

4. Satisfaça a demanda dos clientes com uma estratégia de estoque ágil

O gerenciamento de estoque é uma luta constante, mas os consumidores de hoje estão promovendo uma mudança crítica na forma como o estoque é tratado. Atender às demandas dos clientes por entrega rápida e acessível significa aproximar o estoque de seus consumidores finais, sim, mas o resultado é uma rede mais distribuída de armazéns logísticos e atendimento. E isso requer maior variação na forma como o estoque é alocado. Já era complicado, agora é ainda mais.

Mas, a alternativa não é melhor. A falta dos prazos de entrega prometidos ou falta de estoque, não incentiva a fidelidade do cliente. De fato…

A SupplyChain247, explica ainda melhor: “O estoque esgotado elimina a fidelidade do cliente. Não ser capaz de cumprir as entregas rapidamente elimina a lealdade do cliente. Mas ter muito estoque não equivale a atendimento eficiente. Isso requer uma cadeia de suprimentos moderna e flexível. Sem agilidade, os varejistas geralmente não têm competência para satisfazer a demanda dos clientes e, muito menos atende-los tendo rentabilidade. ”

Os varejistas sempre lutam para encontrar o equilíbrio ideal entre excesso de estoque e situações de falta de estoque. A agilidade permite que os parceiros da cadeia de suprimentos trabalhem juntos para produzir a quantidade de produto necessária diariamente, não com base em previsões trimestrais, mensais ou anuais.

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