O seu armazém é, sem dúvidas, um de seus maiores ativos. Pois trata-se do local onde suas mercadorias são recebidas e expedidas após a venda, e a velocidade e eficiência nas quais estas coisas acontecem é vital para o sucesso de seu negócio.
Faz sentido, portanto, que haja bastante organização no processo de armazenagem como um todo. Mantendo as boas práticas de organização no seu armazém pode fazer uma diferença relevante para a prosperidade do seu negócio.
Veja algumas dicas de como você pode levar a organização do seu armazém para um nível mais alto.
1 Identifique as localizações e caixas
Identificar onde você guarda cada SKU (código identificador de produtos) é crítico para o andamento do negócio. Tudo que é necessário é uma etiqueta com nome e código de barras para que o seu time trabalhe de maneira mais eficiente. Então, ao invés de ter que treinar e memorizar onde tudo é mantido, todas as localizações de suas SKUs podem ser rapidamente referenciadas. Implantar o escaneamento de código de barras pode agregar melhorias no processo de “picking” e contagem de suas mercadorias pelo seu time – Basicamente é permitido identificar de maneira rápida qual a SKU que está sendo manuseada.
2 Mantenha limpos os corredores do armazém
Algumas coisas dificultam a produtividade em um armazém, tal como navegar entre caixas e pallets soltos nos corredores. Tempo despendido mantendo caminhos limpos pagarão os dividendos por permitir que o seu time navegue rápida e seguramente pelo armazém. Prevenir o acúmulo desordenado também facilita no momento de realizar o inventário, caso contrário, haverá fortes chances de acesso bloqueado para a contagem de mercadorias.
3 Empilhe seus pallets
Quando você pensar em otimizar o seu armazém, pense em verticalizá-lo. A média do pé direito de um armazém é de 6,4 metros. Isto é, um armazém de 1.858 m², possui cerca de 11.891 m³ de potencial em armazenamento! Faça mais do seu espaço armazenado seu inventário de pallets em “racks de pallets”. Você também pode armazenar o seu inventário solto debaixo dos racks de maneira que seu time utilize o máximo de m² disponível.
4 Utilize agrupamento ABC
Varejistas de e-commerce podem identificar uma pequena porção de inventário que é mais frequentemente utilizada e entregue do que a outra. Esses produtos mais rentáveis, por consequência, são despachados com maior frequência, e precisam ser estocados mais consistentemente do que a maioria do catálogo remanescente. Para um processo de picking e contagem mais fáceis (especialmente quando utilizada contagem cíclica), agrupe o seu inventário em 3 categorias:
“A” para os produtos mais vendidos
“B” para os seus produtos vendidos acima da média
“C” para os seus produtos vendidos abaixo da média
Então, organize o seu piso de picking de maneira que o time tenha o acesso mais fácil possível as SKUs “A”, depois “B” e, por fim, as SKUs “C”. Veja um exemplo de layout de agrupamento ABC:
5 Use o princípio de Pareto
Há um série de variações da regra 80-20. “20% dos pescadores pegam 80% dos peixes”. “20% das companhias detém 80% da riqueza”. Mais importante, 20% das SKUs podem ser encontradas em 80% das suas ordens. Este fenômeno é chamado de princípio de Pareto. Utilize este conceito a favor e agrupe esse 20% do seu catálogo mais próximo da área de picking. Note na imagem de agrupamento ABC abaixo, onde você pode colocar o seus produtos Pareto. Por exemplo, você poderia usar o espaço central que está sendo compartilhado ente as SKUs A e B.
Essas simples dicas de organização de armazém podem reduzir o tempo que seus funcionários utilizam para completar as tarefas, aumentar o número de ordens expedidas, reduzir erros de picking e contagem, e economizar milhares de reais.
Mas, e para os varejistas que querem melhorar o processo de entrega de seus produtos em regiões específicas, mas não possuem armazéns posicionados em todas as regiões?
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