Home Armazenagem Flexível Como melhorar a alocação de estoque e logística last mile?
Como melhorar a alocação de estoque e logística last mile?

Como melhorar a alocação de estoque e logística last mile?

by admin

À medida em que passamos pelo pico do quarto trimestre do ano e nos dirigimos para o novo ano, surgem as perguntas:

Como podemos criar uma rede logística mais eficiente para o nosso negócio no próximo exercício?

Como podemos melhorar os nossos prazos de entrega, gerenciar e alocar melhor o nosso estoque e obter um aumento de demanda, sem problemas?

Uma coisa é clara: os hábitos de consumo têm mudado de maneira veloz. Como consumidores, também temos muitas opções quando se trata de como, quando e onde fazemos compras. Tudo isso tem pressionado os varejistas e marcas a atenderem às altas demandas dos consumidores por melhores condições de entrega, incluindo a reconfiguração de suas redes de armazenagem, planos de alocação de estoque e estratégias de transporte para melhorar a logística de última milha – “last mile”.

O comércio eletrônico e o varejo “omnichannel” aumentaram o papel da cadeia de suprimentos e seu impacto nos negócios. A logística sustenta tudo, agora.

Sendo assim, se você estiver pronto para expandir a rede do seu negócio, você deverá saber:

  1. Quem são seus clientes e o que eles querem – de onde estão até a seleção de produtos e a o seu tempo de entrega.
  2. Os benefícios de priorizar o conjunto de SKUs e otimizar para SKUs de movimentação rápida.
  3. As vantagens e desvantagens de expandir sua rede logística.
  4. Como compensar os custos de expansão com armazenamento e atendimento sob demanda.

Construir uma rede logística que melhora a entrega de última milha

A demanda do cliente geralmente é variável e não previsível em SKUs A/B/C. O transporte de “um dia” é caro e os centros de distribuição e os contratos com operadores logísticos também, e podem ser arriscados se a demanda não se materializar a longo prazo.

Prontos para aumentarem a sua rede de armazéns logísticos? 6 coisas a considerar

Em um cenário otimista, sua empresa possuirá:

  • Recursos de produção altamente flexíveis a um custo baixo e competitivo.
  • Demanda previsível do cliente.
  • Centros de distribuição que atendem de forma econômica e a prazos de entrega curtos.
  • Um inventário que não vincule grandes quantidades de capital de giro e não seja perecível.

Parece fácil, certo?

Na realidade, a maioria das empresas fica presa em contratos de longo prazo, a previsão e a capacidade de armazenagem disponível não coincidem, e criar flexibilidade na rede é uma tarefa árdua. Sabendo disso, seguem abaixo algumas coisas a considerar ao expandir a rede de armazenagem de seu negócio.

1. Entenda seus clientes

Ao considerar a expansão, o melhor para começar é entender profundamente as necessidades de seus clientes. Parece óbvio. Mas onde eles estão localizados? Eles querem entrega rápida, entrega gratuita ou ambos? Alguns produtos são mais populares que outros e a popularidade varia de acordo com a região?

Para a maioria das empresas, nem todos os produtos precisam estar disponíveis para entrega rápida e gratuita, nem todos os produtos precisam ser distribuídos igualmente na rede. Por exemplo, se você vende casaco, pode não precisar deles no Nordeste, mas precisará de muitos deles nos estados do Sul e Sudeste.

Considere o seguinte: a Amazon é líder em entrega rápida e gratuita, mas nem todos os produtos vendidos no mercado se qualificam – apenas produtos aprovados pela Amazon Prime estão disponíveis para entrega em um dia.

2. Priorize suas SKUs de movimentação rápida

O comércio eletrônico deu aos varejistas uma quantidade incrível de dados para saber o que e onde está sendo vendido. Varejistas e marcas que desejam expandir sua rede de atendimento podem usar esses dados para identificar suas SKUs de movimento rápido (SKUs “A”) e, em seguida, suas SKUs de movimento mais lento (SKUs “B” e “C”).

Considere o princípio de Pareto, ou a regra 80/20. Oitenta por cento das suas vendas são provenientes de 20% do seu inventário mais vendido e vice-versa: 20% das suas vendas são provenientes de 80% do seu inventário ou de pessoas que mudam lentamente. A identificação de suas SKUs “A” pode ajudar a informar o tipo de rede de atendimento que você pode criar e qual será sua estratégia de gerenciamento de inventário.

Por exemplo, com seu padrão de demanda e perfis de SKU, você pode colocar suas SKUs “A” mais próximas dos consumidores finais, adicionando menores “hubs” de abastecimento próximos às suas áreas de alta densidade. Dessa forma, você pode fornecer melhores prazos de entrega e custos para seus clientes.

80% das suas vendas são provenientes de 20% do seu inventário mais vendido e vice-versa.

5 dicas de organização de armazém

3. Conheça as vantagens e desvantagens dos custos de distribuição

Adicionar mais locais de atendimento altera a estrutura de custos da sua rede logística. Com as soluções tradicionais de armazenamento e distribuição, os custos de estoque e armazenamento aumentam, mas os custos de transporte e as vendas perdidas diminuem à medida que você diminui a última milha de entrega.

O gráfico abaixo mostra o modelo tradicional de compensações de custos ao expandir sua rede de distribuição. O custo total diminui inicialmente à medida que você reduz os custos de transporte e recupera as vendas perdidas, mas eventualmente o custo total aumenta novamente à medida que seus custos de estoque e armazenamento continuam aumentando.

 

Distribuição tradicional de custos

Alocação tradicional de custos

Compensação de custos com armazenamento e atendimento sob demanda

A Flexsas muda uma parte essencial do cenário competitivo logístico quando se trata de expandir a rede logística do seu negócio, de três maneiras:

      1. Não há compromissos de longo prazo ou grandes custos fixos: A Flexsas utiliza um modelo de custo variável, o que significa que você paga apenas pela capacidade e pelos serviços que utiliza, que podem apoiar um evento promocional como o pico do quarto trimestre ou atividades de longo prazo como fulfillment contínuo.
      2. Sua empresa pode entrar nos mercados imobiliários mais restritos: a Flexsas possui uma rede vasta de armazéns logísticos com capacidade disponível, mesmo nas regiões mais difíceis, para encontrar galpões logísticos.
      3. A expansão custa menos: o uso da plataforma marketplace da Flexsas elimina os custos de inicialização e implementação à medida que a rede de armazenagem da sua empresa é expandida, pois cada armazém já está operante e utiliza a plataforma tecnológica da Flexsas para gerenciar os projetos, o que diminui o tempo e dá aos varejistas e marcas acesso a uma maior rede de fornecedores, em uma plataforma única. Como você pode ver no gráfico abaixo, o uso do Flexsas transforma a equação, fornecendo ao seu negócio infinitas opções para expandir sua área de cobertura de rede sem assumir os altos custos fixos. Você pode escolher opções regionais e locais e dimensionar sua área de atuação.

Os prazos e custos de entrega da última milha são bastante reduzidos, o que gera aumentos na conversão, satisfação e compras recorrentes. Pode realmente ser um componente revolucionário da estratégia de crescimento da sua empresa.

Alocação de custos com a Flexsas

Alocação de custos com a Flexsas

Melhorando a alocação e o gerenciamento de estoque em 2020

Lembre-se, não é uma distribuição uniforme de produtos por meio de sua rede de armazéns e o crescimento com novas instalações que aumentará a complexidade do gerenciamento de estoque. Lembre-se do seguinte:

  • As previsões da demanda serão mais variáveis ​​e incertas: com a demanda mais descentralizada, a incerteza e a variabilidade da demanda aumentam.
  • O mix de produtos em cada local pode parecer diferente entre os elos: As preferências regionais e locais podem forçar um mix diferente de produtos por local.
  • Transbordos e reequilíbrio de estoque: com um número aumentado de locais, pode ocorrer o cumprimento de locais secundários, transbordo entre locais e realocação periódica.

Logística On Demand: Veja como embarcadores podem se beneficiar do marketplace de armazéns logísticos

Se sua empresa está enfrentando o pico agora ou se preparando para o seu próprio pico sazonal fora do quarto trimestre, a Flexsas pode ajudar. O armazenamento e atendimento sob demanda da Flexsas oferecem flexibilidade para expandir sua rede de armazéns e otimizar melhor sua estratégia de alocação de estoque.

Com a Flexsas, você pode sim, começar pequeno(a), e escalar seu negócio. Sua empresa não está amarrada a contratos e financiamento – isso lhe permite testar, adaptar e prosperar seu negócio ao longo do tempo.

Agora que você já sabe como dinamizar suas operações logísticas por meio do modelo da logística on demand, solicite contato de um consultor Flexsas e seja parte da Logística Disruptiva.

Quero Contato

Related Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Leia Mais