Home Digital Fulfillment: o que é e como funciona?
Fulfillment Funcionamento

Fulfillment: o que é e como funciona?

Entenda mais sobre a importância dessa estratégia para um e-commerce eficiente e bem sucedido

by admin

Fulfillment, em inglês, refere-se ao processo de cumprir ou atender um pedido ou uma transação comercial, que pode envolver várias etapas, desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ou serviço ao cliente.

No e-commerce, esse termo é fielmente utilizado, e o serviço, quando bem desenvolvido, é tido como um processo fundamental, que encaminha pequenos, médios, e grandes empreendimentos ao sucesso, quando se fala em logística.

Ter um fulfillment de excelência pode se tornar um forte diferencial competitivo no mercado, portanto, é fundamental implementar todo o processo da maneira correta. Nas próximas linhas você compreenderá o que é e como funciona esse serviço tão fundamental. Acompanhe.

roger-fulfillment

O que é Fulfillment?

O fulfillment nada mais é do que o processo logístico completo de um e-commerce, o qual abrange desde o recebimento e armazenamento de mercadorias até a entrega ao cliente final. Entre essas etapas encontra-se a gestão de estoque, importação, separação, embalagem, expedição, gestão de fretes e transporte, todas correspondentes desse mesmo serviço.

Entendendo que todas as partes das operações logísticas são resumidas na palavra fulfillment, é fundamental que as empresas de e-commerce se dediquem em realizar esse trabalho com extrema competência e empenho a fim de alcançar êxito em todas as funções, e consequentemente os resultados esperados, nesse meio tão concorrido de vendas online.

Quando bem desenvolvido, o fulfillment consegue garantir um atendimento qualificado e com prazo correspondido aos clientes, tudo com a máxima qualidade e visando a redução de custos para a empresa. É no mínimo uma estratégia inteligente, que se torna mestre em fidelizar o público e atrair ainda mais consumidores do produto ofertado.

Esse modelo de logística visa construir um ciclo bem amarrado e eficiente, armazenando com organização, transportando com qualidade e possibilitando a entrega de mercadorias no menor tempo possível. Dessa forma, gerando satisfação em quem recebe e posteriormente novas compras.

O próprio e-commerce pode realizar esse serviço, caso tenha o conhecimento e experiência necessária. No entanto, o mais indicado é que haja uma terceirização do fulfillment, para que dessa forma, o empresário possa se dedicar inteiramente em ofertar seus produtos, seja através de técnicas de marketing ou demais alternativas administrativas.

Leia também: 

>>> Benefícios do Self Storage para empresas
>>> Consultoria para Self Storage: a chave para a eficiência operacional

Como funciona o Fulfillment?

Quando o e-commerce opta por terceirizar o fulfillment para especialistas em logística, a empresa somente recebe o pedido. Todas as outras etapas de armazenagem, gestão de estoque, separação, embalagem, transporte e outras ficam por conta da empresa prestadora de serviços.

O processo de fulfillment inicia-se com a transferência do pedido para a empresa terceirizada, que ocorre tipicamente através da integração entre o sistema de gerenciamento do comércio eletrônico (ERP) e o sistema da empresa terceirizada. Essa integração garante o acesso rápido às informações, conferindo agilidade à operação.

Uma vez que a empresa terceirizada recebe os dados do pedido, dá-se início ao ciclo de etapas que envolve a separação (picking), embalagem (packing) e a subsequente entrega ao cliente final. Durante todo o processo, a empresa terceirizada está comprometida em cumprir rigorosamente os prazos estabelecidos.

Vantagens do serviço realizado com a Roger

A Roger, empresa especializada em fulfillment, auxilia empresários que desejam alavancar suas operações, aumentar as vendas e realizar entregas mais eficientes e rápidas. Afinal, todo e-commerce espera poder contar com uma logística flexível, segura e que garanta uma experiência diferenciada.

Os centros da Roger Fulfillment ficam localizados em áreas urbanas, com uma ampla rede de armazenagem. A empresa deixa à disposição dos empreendedores um atendimento qualificado e distribuição especializada, tornando as operações de e-commerce mais tranquilas e facilitadas.

Entre as etapas adotadas pela Roger estão: Conectar os canais de venda do e-commerce com a plataforma da Roger, enviar os produtos do e-commerce para os centros urbanos, logística de envio após uma venda e entregas no mesmo dia através do Same Day Delivery. Tudo isso, com completo profissionalismo, pensando em ajudar o seu negócio!

Gostou de entender como funciona o fulfillment? Então entre em contato com a Roger e solicite um orçamento para o seu e-commerce.

Related Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Leia Mais