A economia compartilhada pode ajudar as empresas de e-commerce na redução dos custos da operação, principalmente no que tange a armazenagem e transporte das mercadorias a serem comercializadas.
Veja: logística compartilhada para melhorar o seu negócio
O custo da mercadoria para esses vendedores, aí inclusos todos os custos que tornam possível o negócio (armazenagem e transporte), é determinante na manutenção do negócio, haja vista que se forem maiores do que os preços de venda dos produtos o negócio não se sustenta e tenderá a falência.
Os custos de armazenagem em grandes cidades podem ser impeditivos para quem se utiliza da internet para comercializar mercadorias. Nesse tipo de negócio o preço de venda do produto é fator crucial para a decisão de compra do consumidor, pois possui diversas opções disponíveis em outros sites, ou seja, o vendedor tem que praticar um preço igual ou inferior a seus concorrentes, na maioria dos casos, para conseguir efetuar as vendas.
Utilizar um espaço de um terceiro que tem espaço sobrando tem se mostrado uma alternativa viável para quem busca a redução de custos. Veja alguns fatores que tornam essa opção uma ótima escolha para esses comerciantes:
Flexibilidade do espaço
Não é necessário contratar um espaço com tamanho pré-determinado pelo proprietário. É possível contratar apenas o espaço que precisa dentro de um espaço maior que esteja disponível. Dessa forma, o e-commerce paga apenas o espaço que realmente utiliza.
Proximidade do local
É possível encontrar um espaço em local estratégico para o e-commerce, que pode ser mais próximo de sua matriz ou do local onde ocorrem mais entregas. A forma simples de contratação também viabiliza a utilização de diversos espaços simultaneamente.
Prazo da utilização
O prazo da contratação do espaço também é flexível e depende da necessidade de quem irá armazenar seus bens, podendo variar de alguns dias até anos, conforme a disponibilidade do proprietário do espaço.
Essa modalidade de contratação de espaços funciona bem para as empresas de e-commerce, principalmente pelo fato de não precisarem de acesso imediato ao estoque de mercadorias. Quando o consumidor adquire um produto, existe um prazo acordado para a entrega, que permite que o vendedor possa acessar o estoque em tempo hábil para cumprir seu acordo.
Tem um e-commerce ou está pensando em abrir um?
Solicite o orçamento da Flexsas, parceria da Wistor, e entre para a era da Logística On Demand.