Home Armazém Por que terceirizar a logística?
Por que terceirizar a logística?

Por que terceirizar a logística?

by admin

Os processos logísticos de uma empresa podem ser a causa da maior parte dos seus desperdícios.

Para evitar contratempos dessa esfera, é preciso saber conduzi-los com eficiência, aproveitando os recursos mais avançados da tecnologia – bem como as novas plataformas que agregam o que há de mais sofisticado em logística de transporte e armazenagem – e em prestação de serviços logísticos.

Porém, a falta de preparo de muitos gestores atrapalha uma gestão eficiente. Nesse contexto de problemas de gestão, a terceirização em logística poderá ser uma ótima solução. Tanto para os gestores inexperientes quanto para os novos líderes.

A terceirização da logística pode ser ainda mais sofisticada e rentável. Veja como, por meio do Dynamic Warehousing.

Flexsas - Dynamic Warehousing

Entenda o que é a terceirização em logística

A terceirização em logística, assim como a terceirização de qualquer área, é a delegação de determinadas operações para uma empresa especializada. Essas operações envolvem armazenagem, recebimento, embalamento, expedição e transporte de produtos, entre outras operações, sempre considerando aspectos de certificações necessárias para operar com determinados materiais, segurança, entre outros.

Algumas empresas terceirizam somente algumas dessas operações, mas é possível terceirizar todas elas. Mesmo que seja necessário contratar os serviços de mais de uma empresa especializada, a contratante pode sair ganhando em muitas frentes.

As transportadoras, por exemplo, são empresas terceirizadas especializadas no transporte de cargas. Há outras empresas que oferecem serviços de armazenagem, outras que oferecem serviços exclusivos de TI e assim por diante.

A REDUÇÃO DE CUSTOS ESTÁ ENTRE UMA DAS MAIORES VANTAGENS

Alguns gestores de supply chain podem considerar que a terceirização de determinadas atividades vai custar mais caro, mas é preciso olhar os benefícios em médio e longo prazos. Naturalmente, deve-se fazer os cálculos e as projeções para ter uma noção sobre até que ponto a terceirização em logística será vantajosa para o negócio como um todo.

É necessário considerar a “equação econômica da parceria”, isto é, deve existir um equilíbrio adequado entre custo e valor dos serviços na ponta, de modo que ambas as partes (empresa contratante e empresa terceirizada) saiam ganhando.

custo logístico deve ficar dentro do orçamento do cliente. O provedor dos serviços, por sua vez, deve obter rentabilidade sobre o seu trabalho, de fato. Lembre que se o preço for muito baixo, talvez a empresa contratada não disponha de estrutura e recursos para desenvolver atividades satisfatórias — nessas horas é interessante realizar um benchmark com clientes atuais/antigos.

O gestor deve pensar também em como a terceirização pode reduzir custos nos processos administrativos e operacionais da organização. Por exemplo, a folha de pagamento certamente ficará menos “pesada”, considerando que serão eliminadas despesas com alguns funcionários (salários e encargos trabalhistas). Quando se terceiriza serviços de transporte, a empresa não precisa gastar com uma frota própria (compra de veículos e sua contínua manutenção, incluindo a necessidade regular de abastecimento). Terceirizar a armazenagem pode dispensar a necessidade de comprar e manter um galpão logístico, também.

Essas são somente algumas formas de redução de custos proporcionadas pela terceirização em logística.

A TERCEIRIZAÇÃO EM LOGÍSTICA PERMITE MAIOR QUALIDADE ATRIBUÍDA AO DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES

Por mais perfeccionista que seja o gestor, ele deve considerar que, nem sempre, poderá desenvolver serviços de boa qualidade devido à limitação de recursos, falta de tempo ou em função do próprio perfil da empresa que gerencia.

Claro que também não são todas as empresas terceirizadas que oferecem serviços de boa qualidade. Entretanto, realizando pesquisas, é possível encontrar empresas que assegurem um Nível de Serviço de ótima qualidade. Certifique-se, por exemplo, de que a empresa que deseja contratar tem um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e um portfólio de empresas cuja operação logística é crucial para o sucesso de seus negócios.

Os resultados da terceirização em logística costumam ser satisfatórios, considerando que são desenvolvidos com muito profissionalismo e modernização.

A TECNOLOGIA, OS VEÍCULOS E OS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS EM EMPRESAS ESPECIALIZADAS SÃO DE BOA QUALIDADE

Uma das grandes preocupações das empresas especializadas em logística é manter a tecnologia atual e sofisticada para otimizar as operações.

Essa tecnologia é representada por meio de novos hardwares e softwares, inclusive dos softwares na nuvem (que dispensam instalação) e dos aplicativos para aparelhos móveis.

Veja: o mercado disruptivo em transporte e logística de armazenagem.

Os equipamentos e os veículos usados para armazenagem e movimentação de materiais, para o acondicionamento da carga e para o transporte das mercadorias também são modernos e submetidos à manutenção periódica, de forma que assegurem uma gestão eficiente que permite agilidade nos processos e mais produtividade para a empresa contratante.

A TERCEIRIZAÇÃO EM LOGÍSTICA GARANTE MAIS EFICIÊNCIA NA ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS

Imagine o que as empresas passam por períodos de overflow, picos de sazonalidade ou, ainda “sofrem” com a pressão por fretes mais acessíveis ($) e entregas mais rápidas na porta do consumidor final.

Sem dúvidas, possuir um galpão logístico que tenha toda a infraestrutura possível não seria a melhor solução para atender a 2 ou mais dos fatores acima. Terceirizar um galpão logístico em um molde tradicional pode não ser a melhor solução, também.

O que queremos enfatizar neste último tópico é que, ainda que a empresa não tenha um ativo imobilizado absorvendo custos fixos, isto é, contrate um operador que terceirize a operação de armazenagem, manuseio e entrega de carga, ela não conseguirá tanta flexibilidade, visto que os modelos de contratação dessas empresas costumam ser mais engessados, de longo prazo, e sempre sob a obrigatoriedade de pagamento de aluguel mínimo para a celebração do contrato, configurando um cenário de “take or pay”, isto é, “pague ainda que não utilize”.

Nesse sentido, surge o conceito de “dynamic warehousing”, que mescla a terceirização da logística de armazenagem e movimentação de mercadorias com ainda mais dinamismo em termos de processo contratual, sobretudo no que tange a prazo, volume e efeito de rede – tudo isso subsidiado com uma magnífica plataforma tecnológica. Este último, em especial, permite que um pequeno empreendedor ou até mesmo uma empresa de faturamento expressivo, consigam expandir suas operações de armazenagem, seja em um evento de sazonalidade ou por exigências de seus clientes finais, pois estes querem velocidade no recebimento dos produtos finais, e a preços mais “justos”.

Criar uma malha pulverizada de armazéns permite que as empresas adotem modelos de entregas no estilo “next day delivery”/”two day delivery”, e possam competir com grandes empresas dotadas de infraestrutura logística robusta. E melhor que criar uma rede pulverizada de armazéns para atender às exigências de consumo, é utilizá-las sob demanda.

Ficou interessado(a) no modelo de dynamic warehousing? Consulte um de nossos consultores, sem compromisso, e conheça a plataforma que veio para mudar a maneira como a Logística de Armazenagem funciona.

Consulte-nos

Related Posts

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Leia Mais